Prefeitura da Serra oferta tratamento gratuito contra Hanseníase

Foto: Reprodução

O paciente que apresentar sintomas como alteração de sensibilidade em manchas pelo corpo pode procurar a unidade de saúde para uma avaliação

A Prefeitura da Serra está ofertando tratamento gratuito contra Hanseníase em quatro unidades regionais de saúde do município. Uma equipe especializada, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e demais profissionais, atendem aos pacientes que buscam pelo atendimento.

Caso a avaliação se confirme, o paciente é encaminhado para tratamento com o médico especialista por meio das unidades regionais. A medicação é fornecida gratuitamente nas próprias unidades.

Segundo a médica Rita Birschner, que atende na unidade de saúde de Boa Vista, o paciente passa por uma avaliação e dependendo do grau da doença é tratado no mesmo dia. “Durante a avaliação, o paciente já começa o tratamento, que é feito por meio de antibióticos. Ele leva o medicamento para casa e continuamos fazendo o acompanhamento. Dependendo do caso, leva cerca de um ano para ser efetivamente curado”, contou.

A médica disse que a preocupação é o grande número de pessoas diagnosticadas tardiamente e o percentual ainda baixo de realização de exames nas que convivem no mesmo domicílio com os portadores da hanseníase.

“Cerca de 90% das pessoas possuem imunidade à doença, sendo que apenas 10% a desenvolvem. Em algum momento, elas tiveram contato com alguém que é portador e não sabe. Mas é importante fazer o exame de prevenção, buscar uma unidade de saúde ou um médico especialista para avaliação. A Hanseníase tem cura e não é uma doença que precisa de isolamento. O paciente pode ter um convívio normal, apenas precisa de um pouco mais de cuidados”, destacou.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença comum no Brasil, causada por uma bactéria que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e das pernas.

Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.

A hanseníase é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.

Locais de tratamento:

Unidade Regional de Boa Vista
Unidade Regional de Jacaraípe
Unidade Regional de Serra Dourada
Unidade Regional de Serra-Sede

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!