24.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Renato Casagrande reitera foco no social em sua posse

Segurança, saúde e educação. Governador Renato Casagrande garante que seu governo manterá equilíbrio fiscal, mas terá “mais atenção a quem mais precisa”

O governador eleito Renato Casagrande (PSB) e a vice-governadora eleita Jacqueline Moraes (PSB) tomaram posse de seus cargos. A primeira parte da cerimônia teve início às 14h30, desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.  A declaração de posse foi dada pelo presidente da Casa, o deputado estadual Erick Musso (PRB).

Casagrande iniciou seu discurso destacando a importância de o Espirito Santo ter a primeira mulher no cargo de vice-governadora. “Jacqueline é a vez, a voz, a visibilidade da mulher, da mulher negra, no centro do Poder do Espírito Santo.”

- Continua após a publicidade -
Renato Casagrande reitera foco no social em sua posse
Foto: Renato Cabrini

O governador garantiu que seu governo manterá equilíbrio fiscal, mas terá “mais atenção a quem mais precisa” e com mais transparência na gestão. “Ao final do nosso mandato, entregamos um estado organizado, com todas as contas em dia e com quase R$ 2 bilhões em caixa e nota A em gestão fiscal, dada pela Secretaria de Tesouro Nacional. Hoje, quatro anos depois, recebo do governo do Espírito Santo a mesma nota A no campo fiscal, mas com um déficit de investimentos em praticamente todas as áreas da administração estadual. Dezenas de obras tiveram sua execução suspensa, ou abandonadas. … E o Espírito Santo caiu para 14ª colocação no ranking da Transparência”.

A necessidade de ênfase no social também foi destaca no discurso do presidente da Casa, deputado Érick Musso. Antes da cerimônia, Musso conversou com ES Brasil, falou sobre o desafio de Casagrande e afirmou estar otimista em relação à nova formação da Ales. “O desafio de governar um Estado é muito complexo, mas além de manter a Educação e a Saúde, cuidar da Segurança Pública, é preciso foco nesses dois pilares que ele tem batido: o da infraestrutura e do avanço nos programas sociais. E não tenho dúvida que ele conseguirá atingir essas metas a favor do capixabas”.

Na Assembleia Legislativa, 400 convidados, entre políticos e autoridades do estado, estiveram presentes. Houve uma homenagem ao ex-governador Gerson Camata, morto por disparo de arma de fogo no dia 26 de dezembro, na Praia do Canto, Vitória.

Palácio Anchieta

Renato Casagrande reitera foco no social em sua posseA segunda parte da cerimônia de posse se deu no Palácio Anchieta, sede do governo Estadual. O salão nobre, com capacidade para 450 pessoas, tinha mais de o dobro. Lá, o ex-governador Paulo Hartung passou a faixa para Casagrande, em seguida deixou a sede do governo estadual com a esposa, como de praxe na cerimônia.

O novo comandante do Executivo Estadual repetiu o mesmo tom em seu discurso feito na Assembleia Legislativa. Relembrou conquistas de seu primeiro mandato, de 2011 a 2014, e falou das obras paradas e da falta de investimentos. Afirmou que irá trabalhar muito, com a parceria da bancada federal capixaba, para garantir os recursos da União que o Espírito Santo precisa.  “A partir de hoje, vocês terão um governador disposto a valorizar as instituições públicas, e estou muito confiante na equipe que estamos montando. Lutaremos para que o governo federal cumpra com suas obrigações para com o Espírito Santo”.

O governador também reiterou a confiança em sua equipe. “Nossa equipe sai de uma política com traços mais conservadores, para uma política que aponta para um presente e para o futuro. São pessoas novas na idade e na atuação política. São novas pessoas que estarão liderando as instituições públicas do Espírito Santo, com o brilho nos olhos para chegarmos a resultados extraordinários.”

Eleição

Renato Casagrande venceu a eleição para o Governo do Espírito Santo em primeiro turno, garantindo 1.072.224 votos, com 55,49% dos votos válidos. Esta é a segunda vez que ele assume o cargo de governador do Estado.

Confira galeria de fotos

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA