21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Portland (EUA) firma acordo com brasileiros para intercâmbio de empresas sustentáveis

Portland (EUA) firma acordo com brasileiros para intercâmbio de empresas sustentáveisO município de Portland, que tem o título de Cidade Verde dos Estados Unidos, quer exportar sua tecnologia de sustentabilidade para o Brasil e incentivar empresas brasileiras de negócios sustentáveis a se instalar lá. Nesta semana, a Prefeitura da cidade americana assinou um protocolo de intenções com a consultoria brasileira Sustainable Hub, que deve intermediar as negociações entre empresas interessadas neste intercâmbio.
A cidade mais importante do estado do Oregon exporta mais de US$ 22 bilhões por ano e é a segunda região que mais cresce naquele país. Sete empresas locais reuniram-se com a consultoria, após a assinatura do acordo entre o prefeito de Portland, Sam Adams, e os brasileiros.
“Todas desejam desenvolver algum tipo de negócio ou parceria no Brasil. Há uma necessidade de tecnologias inovadoras em nosso país e Portland pode fornecer isso. Assim como pode contribuir com empresas brasileiras de negócios sustentáveis”, diz Antonio Lombardi, sócio da Sustainable Hub.
Uma dessas empresas é a Lucid Energy, que desenvolveu um sistema de geração de energia através de pequenas turbinas instaladas em tubulações de água ou esgoto. “Esperamos começar a produzir para o Brasil já este ano”, disse Gregg Semler, presidente da Lucid.
Outras empresas de Portland interessadas no acordo são a Porteon, que produz veículos elétricos e já busca um parceiro brasileiro, a Agilyx, que transforma resíduos de plástico em óleo sintético, e a RedCloud, que converte motores de automóveis a combustão para elétricos.
Entre as empresas brasileiras que querem firmar parceria com Portland está a TecVerde, fabricante de paredes de madeira, que diminuem o consumo de energia das casas e geram 80% menos resíduos sólidos na construção.
“Temos a intenção de ganhar dinheiro, sim, mas há algo mais. Nós acreditamos em algo em que Portland também acredita”, afirma Altair Assumpção, sócio da Sustainable Hub, ao lado de Lombardi e de Marcelo Tôrres. Os três foram pioneiros em criar uma área de análise de Negócios Sustentáveis em um banco brasileiro, o Real. No ano passado deixaram o mercado financeiro para criar a consultoria. Também são diretores do New Ventures Brasil, iniciativa do World Resources Institute para impulsionar o investimento em empresas verdes.
Os contatos dos consultores com o prefeito de Portland começaram na Conferência C40, realizada em São Paulo no ano passado, reunindo as 40 maiores cidades do mundo em discussões sobre meio ambiente. Segundo Noah Siegel, diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Portland, o encontro com a Sustainable Hub foi o mais produtivo da viagem. “Eles estão totalmente ligados em tecnologia limpa”, diz Siegel.
“Essa parceria com Portland é única no mundo. É a primeira vez que a cidade tem um representante fora dos Estados Unidos, em busca de negócios que sejam interessantes para todos os envolvidos”, salienta Marcelo Tôrres.
Os consultores também tiveram um encontro com o Secretário Adjunto de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Peter Perez. E discutiram com representantes da Portland State University a criação de um programa de qualificação em sustentabilidade para gestores públicos brasileiros, com os professores desta instituição ministrando aulas no Brasil e encerrando o curso no Oregon.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA