Mais de um terço da população carcerária tem envolvimento com o tráfico

Foto: Reprodução

A Comissão de Política sobre Drogas da Assembleia Legislativa visa a discutir questões dos presídios e a legislação sobre o tema

A população carcerária do Espírito Santo aproxima-se de 20 mil detentos. Destes, 35,6% estão envolvidos com o tráfico de drogas, segundo dados da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Desta forma, a Comissão de Política sobre Drogas, promove a audiência pública nesta segunda-feira (07), às 18h30, no Plenário Dirceu Cardoso, em Vitória.

A comissão, que é presidida pelo deputado Padre Honório (PT), visa a discutir questões dos presídios e a legislação sobre o tema, já que o número de internos tem crescido cada vez mais, principalmente quando se trata do tráfico de drogas.

Ainda há questionamentos de especialistas sobre quem, de fato, é traficante e quem é usuário. Segundo eles, pode estar ocorrendo uma homogeneização: aqueles que entram na prisão apenas como usuário acabam se tornando traficantes. As análises também alegam que a legislação especializada em drogas tem relação de causa e efeito com a superlotação dos presídios.

Devem compor a mesa de debates o secretário de Estado de Justiça, Wallace Tarcísio Pontes; o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, que respondeu pela pasta por dois anos; e o professor de Direito Penal da Faculdade de Direito de Vitória Israel Domingos Jório.

O delegado titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, João Paulo Pinto; a defensora pública do Núcleo de Presos Provisórios, Ana Letícia Stern; e o representante da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória, Padre Paulo Sergio Vaillant, também estarão presentes no evento.

Legislação

No âmbito federal, há a Lei 11.343, que vigora desde 23 de agosto de 2006. Por aqui, o Espírito Santo dispõe da Lei 9.845/2012, que institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisesd). O Sisesd é responsável por articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, bem como repressão ao tráfico ilícito de drogas.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome