Pontos turísticos e culturais de Viana viram tema em sala de aula

Foto: Vinícius Nascimento

A atividade visa a levar crianças e estudantes às igrejas centenárias e pontos turísticos do município

A riqueza cultural e os patrimônios do município de Viana foram temas de aula para os alunos da rede municipal de ensino. Nessa segunda-feira (11), os estudantes do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Novaes Pinheiro, em Vila Bethânia, realizaram uma apresentação sobre a cultura do município durante a aula de sociologia.

A atividade foi uma extensão do projeto “Visita Cultural”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, que permite que as turmas realizem visitas aos principais pontos turísticos da cidade.

Durante a apresentação, os alunos apresentaram um vídeo documentário sobre a Estação Ferroviária, Casa da Cultura, Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, as Ruínas de Belém, em Jucu, a Galeria de Arte Casarão e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

De acordo com a professora Mara Carneiro Figueiredo, o trabalho agrega ao conteúdo teórico com o prático, além, também, de valorizar a cultura local. “Essa é uma importante atividade que possibilita trabalhar a cultura do município em sala de aula. Os livros didáticos trazem, apenas, a história do Estado e a aula de campo possibilitou apresentar as riquezas de Viana para seus moradores. Muitos alunos não conheciam a história de Viana e seus patrimônios. Levá-los até a esses locais foi uma forma de valorização que encontramos”, explicou.

Segundo a estudante Dayane de Oliveira Pereira, a atividade possibilitou conhecer um pouco mais das particularidades da cidade além de proporcionar sensação de pertencimento aos estudantes. “Ver de tão perto parte da história de Viana é muito gratificante e importante pedagogicamente. Fiquei surpresa com as histórias e as belezas do meu município”, disse.

Visitação

Os grupos são monitorados pela equipe da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo, que além de acompanhar as visitas, também promove atividades de leitura na Casa da Cultura. Escolas e grupos interessados em visitar os pontos turísticos do município podem realizar o agendamento pelo telefone (27) 3255-1511, sempre de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome