Os pneus XLT, que andaram sob a lua na missão Apollo 14, completam 48 anos desde o seu lançamento
A Goodyear relembrou o lançamento dos pneus XLT, criados exclusivamente para a missão Apollo 14 MET (Modularized Equipment Transporter), que ingressou no dia 31 de janeiro de 1971.
Os pneus, que contavam com características próprias, demoraram cerca de 10 anos para ficarem prontos. Isso porque os pneus Goodyear XLT eram inflados com nitrogênio, ao contrário de oxigênio, para minimizar o risco de incêndio na aeronave.
Desta forma, o processo de enchimento começava na Terra em uma câmera de vácuo. A partir daí, as câmaras de ar no interior eram submetidos à pressão atmosférica assim que saiam da Terra. E quando chegavam à Lua voltavam ao estágio normal.
Além disso, os pneus tinham a capacidade de levar 60 libras lunares, o equivalente a 360 libras na Terra, o que evitava riscos de perfuração caso passasse em pedras e ainda permitia que flutuasse no satélite.
Possuía 40,64 centímetros de altura e 10,16 centímetros de largura, e pesava menos de 1,3 quilograma. E suportavam temperaturas que variavam entre -29,4 e mais de 121 graus Celsius.