Júpiter e Vênus estendem órbita e afetam o clima da Terra, dizem cientistas

Foto: Reprodução

O evento, que ocorre a cada 405 anos, afeta o clima do planeta azul

Cientistas da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, descobriram que a força gravitacional de planetas como Júpiter e Vênus tem afetado a órbita da Terra e esse aumento já chega a 5%. As informações são do site Sputnik.

De acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o que os cientistas descobriram é esse evento ocorre a cada 405 anos, o que afeta o clima do planeta.

Por meio de um comunicado publicado pelo EurekAlert!, o diretor da pesquisa, Dennis Kent, disse que “o resultado da pesquisa é “impressionante”, já que antes os cálculos matemáticos permitiam estudar apenas os últimos 50 milhões de anos, enquanto agora é possível analisar o que aconteceu 215 milhões de anos atrás”.

Kent reforça que o ciclo de 405 mil anos explica “mudanças no clima, no meio ambiente, na evolução de dinossauros e mamíferos e fósseis em todo o mundo”. Ele ainda contou que o grupo de cientistas só chegou a essa conclusão após analisar amostras de rochas do período Triássico, ou seja, de 215 a 209 milhões de anos, no estado do Arizona.

Amostras colhidas em Nova York e de um lago que no passado cobria a maior parte do estado de Nova Jersey também serviram de instrumentos de trabalho para os cientistas.

 

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!