26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

PF prende suspeitos de fabricarem dinheiro falso

A Operação Pecúnia, deflagrada na manhã desta quarta-feira (3), envolveu 50 policiais, em busca de envolvidos na fabricação e a inserção de dinheiro falso no mercado capixaba.

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (03), 50 policiais federais saíram às ruas da Grande Vitória para cumprir nove mandados de busca e apreensão em residências de investigados na Operação Pecúnia. Pessoas suspeitas de envolvimento em esquema de fabricação e inserção de moeda falsa no mercado capixaba.

O esquema é de produção e o comércio ilegal de dinheiro falso pela internet, especialmente nas redes sociais. De posse das cédulas falsas, os envolvidos utilizam os valores em shopping, bares e casas noturnas de grande circulação, diminuindo a probabilidade de percepção da falsidade.

- Continua após a publicidade -

Outra forma frequente de repasse das notas falsas é mediante a compra, em espécie, de celulares negociados nos sites OLX e Mercado Livre.

Crimes Investigados 

Os investigados irão responder pelo crime de Moeda Falsa, previsto no Artigo 2.869 do Código Penal. E podem ficar até 12 anos presos.

Art. 289 – Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro:

Pena – reclusão, de três a doze anos, e multa.

  • 1º – Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.
Posicionamento da OLX

Por nota, a OLX informou que a “atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. Diariamente, cerca de 500 mil novos anúncios são inseridos na plataforma. Toda negociação é realizada fora do ambiente do site, assim, a empresa não tem controle sobre as transações feitas entre os usuários”.

A empresa escreveu ainda que “reitera que este tipo de conduta viola os Termos e Condições de Uso do site (http://www.olx.com.br/copyright.htm).” Segundo a nota, o objetivo da empresa é que os usuários tenham a melhor experiência possível”

A nota sugere também alguns cuidados na negociação:

  • Antes de se encontrar com o comprador, busque informações sobre ele. Pergunte o nome com sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-lo;
  • Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;
  • Desconfie se o comprador está muito apressado, nervoso ou impaciente;
  • Atenção às formas de pagamento do comprador: em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.
  • Mais dicas estão disponíveis no link: http://bit.ly/OLX-dicas-para-quem-vende

Por fim, a nota destaca que a OLX também disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. Nestes casos, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA