27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Petrobras estuda implantação de nova estação de tratamento de óleo no ES

Petrobras estuda implantação de nova estação de tratamento de óleo no ESNa última segunda-feira (13) o gerente geral de Exploração e Produção da unidade da Petrobras no Espírito Santo, Luiz Robério Ramos, e o gerente ativo de Exploração da unidade capixaba, Fernando Taboada, apresentaram ao governador Renato Casagrande, e ao secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, os investimentos da empresa no Estado. Além disso, durante a reunião, ele anunciaram que o projeto para implantação de uma nova estação de tratamento de óleo no Norte do Espírito Santo está em estudos pela empresa.
De acordo com Luiz Robério Ramos, o projeto ainda está em fase inicial, porém, dentro de três meses a empresa deverá ter mais informações sobre os estudos. “Esta unidade de tratamento deverá ampliar a capacidade de processamento de óleo extraído em terra e no mar. Essa estação vai tratar o óleo que chega com um pouco de água e contaminante para que atenda às especificações exigidas pelo mercado”.

Na opinião do secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, o empreendimento fortalece o bom momento que a indústria do petróleo apresenta no Espírito Santo. “Os resultados da cadeia do petróleo no Estado são muito bons e toda sociedade ganha com isso. O momento é de grande oportunidade para a indústria capixaba devido ao dinamismo da nossa economia”.

- Continua após a publicidade -

O objetivo da reunião foi atualizar as autoridades estaduais sobre os investimentos da empresa no Espírito Santo. Entre eles estão a complementação da produção da P-57, que deverá chegar ao final de 2011 produzindo cerca de 150 mil barris petróleo por dia (sua capacidade é 180 mil barris/dia); e a complementação da capacidade da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares (conclusão das obras de ampliação).

Além disso, para o próximo ano deverá ser concluído um gasoduto marítimo que ligará o Parque das Baleias à UTGC, e a previsão é que em 2012 também entrará em operação o FPSO Cidade de Anchieta. Em 2013, deverá entrar em operação da P-58.

De acordo com Luiz Robério Ramos, apenas a Petrobras produz, atualmente, cerca de 300 mil barris de petróleo por dia e mais de 10 milhões de metros cúbicos de gás/dia. A meta é de que, em 2015, sejam produzidos cerca de 500 mil barris/dia e em torno de 18 milhões de m³ de gás/dia.

Durante o encontro, também ficou acertado o agendamento da inauguração da P-57, com a presença do diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella e do governador Renato Casagrande.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA