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sábado, 20 abril, 2024

Pesquisa da Next Editorial revela marcas mais lembradas pelos capixabas das classes A e B

Pesquisa da Next Editorial revela marcas mais lembradas pelos capixabas das classes A e B“A pesquisa Top Marcas é uma das contribuições da Revista ES Brasil para o mercado capixaba. Quanto mais competitiva se torna a atividade empresarial, mais importante é obter e trabalhar com informações que possam orientar a tomada de decisão”, explica Anselmo Hudson, diretor da Merccato, empresa especializada em pesquisas e assessoria empresarial nas áreas de gestão, estratégia, marketing e inovação. A pedido da Next Editorial, a organização realizou o estudo que a ES Brasil publicará com exclusividade em sua edição de maio: a pesquisa Top Marcas. Apesar de ser o segundo ano de realização, o levantamento já se consolidou entre o empresariado capixaba, em razão de sua credibilidade junto ao mercado.

A Top Marcas é uma pesquisa de lembrança de marca realizada unicamente junto aos consumidores das classes econômicas A e B. O objetivo do trabalho é identificar o que vem à cabeça do consumidor quando se trata, por exemplo, de comida, bebida, vestuário e carros. Este ano, há novidades que enriqueceram ainda mais o estudo, que abrange desde o segmento de educação, como cursos de MBA, até a parte de turismo, cada vez mais em alta no Estado.

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“O Espírito Santo ganhou novo rumo.  O mercado consumidor local passou a ser cobiçado por empresas de todo o Brasil.  Os empresários que trabalham no Estado necessitam cada vez mais de indicadores de mercado que orientem a condução de seus negócios.  É neste contexto que a pesquisa Top Marcas tem sido entendida e valorizada, no sentido de qualificação do mercado com informações seguras. Ela é a única no Espírito Santo que mostra as principais marcas que estão na cabeça do consumidor das classes A e B”, explica Magno Araújo, gerente de contas da Next Editorial.

No levantamento, foram aplicados 500 questionários, elaborados de acordo com critérios técnicos rigorosos, de forma a garantir a representatividade da amostra – como, por exemplo, a área geográfica (pessoas que moram na região norte de Vitória, na litorânea de Vila Velha, na Serra sede e Avenida Central de Laranjeiras) e o perfil do público-alvo (consumidores acima de 16 anos, homens e mulheres, com renda familiar igual ou superior a 10 salários mínimos) e determinar uma margem de erro de 3 pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.

As entrevistas foram realizadas face a face, no período compreendido entre os dias 22 e 26 de março de 2010. Nos questionários, padronizados, foram listados mais de 60 segmentos empresariais e ouvidos os consumidores A/B que moram ou trabalham na Grande Vitória. A pergunta chave feita a cada um foi qual a marca mais lembrada em cada categoria.

“Mesmo que o fato de ser a primeira empresa lembrada pelo consumidor não signifique possuir a maior participação no mercado, é inegável que vir primeiro em sua mente é um diferencial competitivo que não tem preço”, ressalta o diretor da Mercatto. De acordo com Hudson, ser lembrado é sinônimo de que a organização possui qualidade e compreende a necessidade de satisfazer o cliente. Além disso, prova que a marca investe em comunicação e sabe escolher os veículos certos para anunciar, atingindo diretamente o seu público alvo.

Magno Araújo da Next Editorial, acrescenta que a pesquisa sinaliza a lembrança do consumidor sobre determinada marca mas, sobretudo, o desejo de possuí-la, o que comprova que tais empresas realizam de forma eficaz suas ações de marketing para o segmento A/B. “A Top Marcas, além de premiar as instituições que trabalham o marketing de forma correta, direcionada, oferece dicas às empresas de como se deve investir nessa área”, finaliza Magno.

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