22.1 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Obras do Aeroporto de Vitória estão garantidas

Obras do Aeroporto de Vitória estão garantidas

Presidente interino garante ao governador e à bancada capixaba que obras não correm risco de paralisação por falta de recursos.

O presidente da República em exercício, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (3), em ligação telefônica com o governador Paulo Hartung, que as obras do Aeroporto de Vitória não correm risco de serem paralisadas por falta de recursos

- Continua após a publicidade -

A informação compartilhada por Hartung na tarde de hoje (3), em coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, foi dada após o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Lessa, ter declarado na última segunda-feira (1), que não havia garantias sobre a conclusão das obras e que as verbas estariam disponíveis somente até o próximo mês.

De acordo com o governador, o alerta feito pelo ministro foi importante para o Estado, permitindo com que o Poder Executivo Estadual e a Bancada Federal pudessem articular em Brasília uma solução definitiva para manutenção das melhorias no aeroporto. Desde segunda-feira os três senadores capixabas e os dez deputados federais têm se mobilizado para impedir a paralisação das obras.

“Na última segunda-feira, tivemos duas boas notícias com a autorização do início das obras do Contorno do Mestre Álvaro e retomada das obras de dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Complexo Portuário de Vitória, mas o ministro também trouxe um alerta principalmente para as lideranças capixabas. Uma espécie de sinal amarelo que ele acendeu em relação às obras do aeroporto, para o fato de que a disponibilidade de recursos no orçamento só garantiria a continuidade da obra até setembro. Conversei com o presidente Temer que me garantiu a manutenção do ritmo do canteiro de obras e também me disse que, apesar da dificuldade econômica que o país vivencia, essa intervenção entrou no carimbo de prioridade do Governo Federal para ser concluída em sua totalidade”, afirmou o governador.

A garantia da continuidade da obra já havia sido dada mais cedo à líder do governo no Congresso, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), quando a parlamentar se reuniu no Palácio do Planalto com o presidente interino e relatou a preocupação deixada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, em relação ao novo aeroporto de Vitória.

A senadora lamentou o desencontro de informações. “Tive uma reunião de trabalho com o presidente Temer e comentei a preocupação que a fala dele (ministro Quintella) deixou nos capixabas e na classe política. Lamentei que houvesse esse desencontro entre a fala de um ministro do governo e o apoio reiterado do presidente de que a obra do aeroporto é prioritária e de que não faltarão recursos, em respeito aos acordos firmados entre a bancada do Espírito Santo e o governo”, afirmou a senadora.

Obras do Aeroporto de Vitória estão garantidas
As obras do Aeroporto de Vitória estão à frente do cronograma oficial. Segundo Hartung, o consórcio responsável pelo empreendimento resolveu acelerar um pouco o ritmo devido às chuvas de fim de ano, que podem prejudicar o andamento. De acordo com a Infraero, já foram executadas a instalação de mais de 50% das tubulações subterrâneas e do nivelamento do pavimento e estão sendo assentados os pré-moldados de piso das pistas laterais. A fase atual, que inclui o trabalho de 600 colaboradores, é a da montagem de estrutura do terminal de passageiros, onde estão sendo instaladas as colunas, além dos serviços de drenagem e pavimentação de parte da pista de pouso. Até o momento, já foram realizados R$ 130 milhões em investimento, do total de R$ 523 milhões.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA