21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

TSE: 20 partidos se comprometem a combater as ‘fake news’

Além dos partidos políticos, o ministro disse que as fontes primárias de informação (jornais, rádios e televisões) assinaram o mesmo protocolo.

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, informou que 20 dos 35 partidos políticos já assinaram acordo de não-proliferação de notícias falsas, as fake news. A declaração foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em palestra nesta sexta-feira (29).

Trata-se de um evento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que acontece na capital paulista. Segundo Fux, um dos assuntos que mais preocupa nas próximas eleições é o enfrentamento das notícias falsas, pois podem gerar dano irreparável ao candidato. As informações são da Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

“As fake news violam os princípios de uma eleição democrática, de que deve haver igualdade de direitos”, afirmou.

Facebook e Google

Nessa quinta-feira (28), Facebook e Google também se comprometeram em retirar as fake news, tão logo sejam publicadas. Fux não informou como serão essas ações, pois fazem parte de estratégia sigilosa da área de inteligência.

O ministro voltou a defender que o problema em uma eleição é muito grave. Para ele, os resultados de eleições ganhas com ajuda de fake news devem ser anuladas.

“Vamos fazer uma campanha didática no sentido de recomendar ao cidadão que não leia só a notícia, que veja o contexto e uma faça checagem [antes de compartilhar]”, disse.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia também:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA