Parlamentares ouvem ex-gestores do BNDES e da Caixa na CPMI da JBS

Deputado Carlos Marun (E), relator da CPMI da JBS, e senador Ataídes Oliveira, presidente do colegiado
Deputado Carlos Marun (E), relator da CPMI da JBS, e senador Ataídes Oliveira, presidente do colegiado. Foto: Roque de Sá/Agenda Senado

Deputados e senadores farão perguntas ao ex-diretor do BNDES, José Cláudio Rego Aranha, e à ex-presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.

As investigações sobre o grupo J&F e a JBS continuam nesta terça-feira (10) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Deputados e senadores da comissão farão perguntas ao ex-diretor do BNDES, José Cláudio Rego Aranha, e à ex-presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.

Esta será a sétima reunião da comissão. Nas últimas semanas, os parlamentares promoveram oitivas. Eles aprovaram requerimentos para a quebra de sig30ilos, compartilhamento de informações sobre o BNDES e a J&F e a convocação de dezenas de pessoas supostamente envolvidas. As informações são da Agência Brasil.

Aranha foi chefe do Departamento da Área de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele foi convocado a responder aos questionamentos. Já a ex-presidente da Caixa foi apenas convidada, conforme aprovação que consta nos documentos da CPMI.

O objetivo da CPMI é verificar se houve pagamento de propina a agentes públicos para facilitarem operações da empresa JBS com o BNDES. Os parlamentares também investigam possíveis ingerências na Caixa, no Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) e em fundos de pensão de empresas públicas.

A CPMI foi criada para investigar irregularidades das empresas JBS e J&F. Elas teriam participado de operações realizadas com BNDES e o BNDES-PAR ocorridas entre 2007 a 2016. Os parlamentares também querem investigar os procedimentos do acordo de colaboração premiada entre o Ministério Público Federal e os acionistas.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome