Palestra aborda importância do sono no desenvolvimento da criança

Foto: Reprodução

Segundo um estudo realizado por uma universidade australiana, uma em cada três crianças têm problemas de sono. A palestra aborda como melhorar o desenvolvimento do seu filho

Uma rotina de descanso desajustada pode apresentar alguns riscos para o desenvolvimento da criança, como déficit de atenção e dificuldades de aprendizado na escola. O assunto será tema de palestra ministrada pelo médico Paulo Lessa na Escola Americana de Vitória, na Enseada do Suá, no próximo dia 17, às 18h30.

A palestra será aberta ao público, mediante inscrição. Durante a apresentação, o especialista vai tirar dúvidas dos pais, baseando-se na informação sobre o sono, que é, sem dúvidas, uma das grandes preocupações para os pais, especialmente os de primeira viagem.

E não é para menos, afinal os hábitos sadios de sono são essenciais para um bom desenvolvimento. “Eles podem interferir na parte cognitiva, comportamental, emocional e até mesmo física da criança”, destacou o médico Paulo Lessa. Além disso, o sono inadequado pode resultar em sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade, frustração e perda de apetite. “Tudo isso pode ser evitado ou amenizado se os maus hábitos forem detectados ou evitados o mais cedo possível”, destacou Paulo Lessa.

A especialista em Educação e diretora da Escola Americana de Vitória, Andrea Buffara, os problemas acarretados pela falta de sono ou hábitos de sono ruins, podem se refletir dentro da escola. “Isso pode acabar prejudicando as funções executivas da criança e pode atrapalhar a capacidade da criança de se engajar de forma produtiva na escola”, ressaltou.

Uma criança com três anos de idade precisa dormir cerca de 10 horas por noite, tirando uma soneca de aproximadamente uma hora durante o dia. Já a partir dos quatro anos, ela irá precisar de uma ou duas horas a mais por noite, não sendo mais necessária a soneca diurna, de acordo com as suas necessidades.

Ainda segundo Paulo Lessa, para garantir um sono saudável e o desenvolvimento cognitivo da criança, é importante que os pais criem uma rotina. “Uma boa dica é ajustar a hora da criança ir para a cama. Reduzir o uso de telas, como tablets, smartphones e televisores, dar um banho morno, ler um livro ou ouvir uma música para relaxar e escurecer o quarto também são ótimas sugestões”, enfatizou.

Palestra “A importância do sono e o desenvolvimento cognitivo”
Data: 17 de outubro (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Escola Americana de Vitória
Endereço: Rua Florentino Faller, nº 45 – Enseada do Suá, Vitória
Inscrições pelo e-mail [email protected] (vagas limitadas)

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!