26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Sinfônica apresenta “Lago dos Cisnes” nesta quarta (27) e quinta (28)

Os concertos serão executados no Sesc Glória

Um dos temas clássicos mais conhecidos do mundo, o balé “O Lago dos Cisnes”, escrito por Tchaikovsky, será apresentado pela Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) nos dias 27 e 28 de fevereiro, às 20 horas, no Teatro Glória. A música conta a história de Odette, princesa transformada em um cisne pela maldição de um feitiço.

Também serão apresentadas a abertura da ópera “O Rapto do Serralho”, de Mozart, e o “Concerto para trompete em mi bemol”, de Hummel, com solo do trompetista da Oses, Renan Sena, e regência do maestro Leonardo David, com destaque para a participação da violinista convidada, Gabriela Queiroz, que será a spalla da noite.

- Continua após a publicidade -

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Sesc Glória, de terça à domingo, das 11h às 20h.

O som dos oboés, acompanhado da delicadeza da harpa, anunciam suavemente o começo da obra, que ganha força logo depois, com a melodia tocada por toda a orquestra. O balé “Lago dos Cisnes”, clássico escrito por Tchaikovsky, conta a história do amor de um príncipe por uma cisne. A obra passou a ser referência obrigatória no repertório do balé clássico, com enredo encantador, vibrante e lúdico.

Na sequência, será apresentada a abertura da ópera mais popular da trajetória de Mozart, “O Rapto do Serralho”. Na época em que foi escrita, em 1781, o imperador austríaco Josef II fez o famoso comentário: “bela demais para os nossos ouvidos, meu caro Mozart, e com notas em demasia”. E Mozart retrucou: “Exatamente tantas quantas são necessárias, Majestade”.

Por fim, será apresentado o “Concerto para trompete em mi bemol maior”, do Austríaco Hummel, compositor contemporâneo de Mozart e Beethoven. Hummel era filho de músico e foi uma criança prodígio. Desde cedo, quando era levado por seu pai para as turnês européias, impressionava as pessoas por conta de seu virtuosismo no piano. Quando seu pai foi transferido para trabalhar em Viena, Hummel foi apresentado a Mozart, que o ouviu, levou para casa e lhe deu aulas. A obra terá como solista o trompetista e integrante da Orquestra Sinfônica, Renan Sena.

O Lago dos Cisnes
Data: 27 e 28 de fevereiro (quarta e quinta-feiras)
Horário: 20h
Local: Teatro Glória
Abertura da ópera:
O Rapto do Serralho, de Mozart
Concerto para trompete em mi bemol maior, de Hummel
Suíte O Lago dos Cisnes, de TchaikovskySolista: Renan Sena
Maestro: Leonardo David
LEIA MAIS

Orquestra Sinfônica: Balé, teatro e concertos especiais neste início de temporada

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA