22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Ortopedista preso em nova fase da Operação Lama Cirúrgica

A polícia encontrou materiais cirúrgicos que contêm indícios de irregularidades em uma sala oculta da Golden Hospitalar

Mais uma pessoa foi presa nos desdobramentos da Operação Lama Cirúrgica. Policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) deflagraram a 5ª e a 6ª fases desde a madrugada desta segunda-feira (26).

O alvo da ação foi um jovem médico, especialista em cirurgias de ombro e cotovelo, que foi preso em casa. O ortopedista Nilo Lemos Neto mora na Praia do Canto, em Vitória.

- Continua após a publicidade -

Os policiais ainda apreenderam materiais cirúrgicos reprocessados e um perfurador, utilizado em operações ortopédicas. As investigações da polícia levaram até uma sala oculta e não declarada onde estavam os materiais. O local pertencia à Golden Hospitalar.

As investigações criminais apontaram ainda a existência de diversos indícios de adulteração e falsificação em grande quantidade de etiquetas apreendidas. Entre os problemas, estão alteração de códigos de registro, número de lote, data de fabricação, data de validade, nome do produto, tamanho, diâmetro, modelo, bem como supressão de informação técnica do produto.

Um dos equipamentos apreendidos está um perfurador para cirurgias de ombro adquirido pela internet. A polícia definiu a procedência do instrumento como estrangeira, provavelmente vindo da China. Porém, acredita-se que a compra seja irregular.

As equipes da Operação Lama Cirúrgica mensuram que o equipamento chinês custa cerca de R$ 2 mil. No Brasil, o perfurador é encontrado por R$ 20 mil. Para o secretário André Garcia, a nova fase deixa claro o desprezo dos profissionais envolvidos pela segurança da saúde de pacientes.

“Jovem médico que começou errado. A determinação é desbaratar a quadrilha e esse esquema fraudulento que expõe pessoas ao risco. Para se ter noção, um perfurador utilizado em cirurgia foi comprado pela internet e não foi declarado, não passou em momento algum por inspeção de saúde”, comentou o secretário.

Leia mais:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA