Orçamento da Educação vai crescer em 2019

Foto: Reprodução Web

Foi o que garantiu o Ministro do Planejamento, Esteves Conalgo nesta terça-feira (14) em audiência na Câmara dos Deputados. 

Segundo o ministro a Educação tem crescido a cada ano. Ele garantiu que os recursos para área em 2019 serão maiores que os de 2018. Mas explicou que o gasto com pessoal tem tomado cada vez mais os recursos da área.

“Não há qualquer contingenciamento na área de Educação em 2018. E o governo sempre aloca recursos para a Educação acima do mínimo constitucional para a área. Há um esforço por parte do governo para fazer isso em todos os anos”, disse ele.

Conalgo disse que a situação fiscal do País não é confortável. E que o crescimento das despesas obrigatórias tem engessado o orçamento.

“O setor público vem apresentando déficit primário nos últimos cinco anos e projetamos pelo menos mais três anos de saldo negativo, ou mais, chegando a 10 anos de déficit. A despesa com a Previdência segue crescendo e o gasto com o funcionalismo público também pressiona o orçamento. Precisamos olhar para essas despesas”, completou.

O orçamento para 2019 ainda não está pronto. O governo precisa enviar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) ao Congresso até 31 de agosto. “O governo tem que priorizar os seus gastos. Podemos alocar com a contratação de mais professores, mas existe um limite a ser feito. E dentro desse limite é preciso melhor alocar os recursos”, afirmou.

*Com informações do G1

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!