Ônibus intermunicipais poderão ter “alarme de pânico”

Foto: Reprodução

O dispositivo será diretamente ligado ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) da Polícia Militar

O aumento nas ocorrências de assaltos ao transporte público tem assustado passageiros, motoristas e cobradores, que sofrem com a violência e a insegurança, por isso os veículos de transporte público intermunicipais deverão possuir o “alarme de pânico”, a fim de garantir a segurança dos passageiros durante as viagens.

De acordo com o portal Ales, o Projeto de Lei (PL) 292/2017 foi apresentado pelo deputado Esmael Almeida (PMDB), e o parlamentar defende que o botão do pânico nos ônibus será de grande importância, pois ao ser acionado, o “alarme de pânico” indicará a localização da ocorrência.

“O botão será acionado pelo motorista ou pelo cobrador e comunicará em tempo real as ocorrências à PM, por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), além de indicar com precisão a localização do veículo através do sistema de GPS”, disse Esmael Almeida.

Nos veículos que possuírem o dispositivo, será afixado um adesivo externo com os seguintes dizeres: “Veículo monitorado pela Polícia Militar”. O disposto se aplica às concessões, às permissões e às autorizações efetuadas a partir do início da vigência da legislação, caso o projeto se torne lei.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome