23.8 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Ocupação Social: queda de 42% na taxa de homicídios de jovens

A redução nos números de jovens assassinados foi constatada nas comunidades em que o programa é desenvolvido pelo governo do Estado

Os resultados do Programa Ocupação Social, iniciado em 2015, são positivos e foram divulgados nesta terça-feira (20). A iniciativa ajudou a reduzir em 42% os homicídios de jovens entre 15 e 24 anos nas comunidades atendidas. Nesses locais, o número de assassinatos caiu de 140 casos, em 2014, para 81, em 2017. Esta é a menor taxa da série histórica.

Para continuar avançando com a redução de homicídios nas 26 áreas incluídas, estão previstos mais investimentos para o programa. Dentro do planejamento estratégico do Governo, já estão garantidas mais de 56 mil novas oportunidades durante o ano de 2018. Isso inclui ofertas de vagas em cursos de qualificação e de empreendedorismo, além de atividades culturais e esportivas. As comunidades também contarão com serviços de atendimento do cidadão e outras oportunidades, incluindo bolsas de estudo e vagas de estágio.

- Continua após a publicidade -

O Ocupação Social é coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). O governador Paulo Hartung detalhou que, na área da segurança pública, há importantes ações repressivas em conjunto com as sociais.

“Onde aplicamos essa política pública, tivemos uma redução no índice de homicídio de nossos jovens. Esse é um dos objetivos prioritários do Programa. É importante destacar que no enfrentamento da violência e na busca pela cultura da paz, o papel da polícia e o sistema prisional não dão conta sozinhos. Precisamos das polícias, do sistema prisional e da Justiça, mas também precisamos chegar aos jovens com um leque de oportunidades”, detalhou.

Segundo o professor Pablo Lira, do mestrado de Segurança Pública da Universidade Vila Velha, o Espírito Santo vem experimentando medidas para conter o avanço da violência há cerca de 10 anos. Agora, é a vez da aposta na questão social para diminuir o número de homicídios.

“Nos estudos sobre o crime, constatamos que as principais vítimas são jovens do sexo masculino de 15 a 24 anos. O Programa Ocupação Social trabalha ações de prevenção em relação à violência letal. As atividades nas áreas da educação profissional, cultura, esporte e lazer preenchem o tempo desses jovens. A iniciativa focaliza em uma população que está em risco de violência e em territórios que apresentam altos índices históricos de violência”, analisa Lira.

Ocupação Social

O programa atua nas áreas de maior vulnerabilidade social e, consequentemente, que concentram o maior número de homicídios, em especial o de jovens, negros, com idade entre 15 e 24 anos.

O poder público, articulado com diferentes atores da sociedade civil, leva desde 2015 atividades para 26 áreas de nove municípios do Estado. O Ocupação Social promove a inclusão e a prevenção. O trabalho é feito por meio de ações nas áreas de educação, qualificação, cultura, esporte, empreendedorismo e desenvolvimento econômico local.

Balanço ações

De 2015 até o final de 2018, a previsão é de oferecer mais de 80 mil oportunidades, entre vagas e atendimentos, nos diferentes projetos realizados pelo programa, sendo que mais de 56 mil apenas neste ano.

– Empreendedorismo: 5.530 oportunidades previstas para 2018
– Cultura: 11.480 oportunidades previstas para 2018
– Esporte: 6.240 oportunidades previstas para 2018
– Qualificação Profissional: 3.484 oportunidades previstas para 2018
– Outras ações: 29.325 oportunidades previstas para 2018

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA