Obra de Botticelli revela a anatomia do coração humano

Foto: Reprodução

Os detalhes foram descobertos por cientistas na pintura “A Madonna de Romã”

Um quadro do pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510) revelou a anatomia do coração humano desde cedo, foi o que apontou um estudo publicado na revista científica “Interactive Cardiovascular and Thoracic Surgery”, divulgado na segunda-feira (03).

De acordo com o especialista em medicina na arte e coordenador da pesquisa, Davide Lazzerri, na obra intitulada “A Madonna da Romã”, de 1487, que evidencia Maria com o menino Jesus em seus braços, a coroa da romã é separada em duas partes que imitam a veia cava superior e o arco da aorta com os seus três ramos.

Na romã que o menino Jesus segura traços do coração humano podem ser observados. – Foto: reprodução

“A disposição das sementes e dos septos na fruta cortada pela metade desenha os dois átrios do coração, os dois ventrículos e o tronco pulmonar principal”, disse Lazzerri.

O pesquisador também explicou que Botticelli teve lições de anatomia em Bolonha, influenciado pelos livros de Mondino dei Liuzzi e Girolamo Manfredi e que seguramente entrou em contato com os desenhos de seu amigo Leonardo Da Vinci.

Além disso, outras obras do pintor já pareciam esconder detalhes anatômicos dos pulmões em duas de suas obras mais famosas: “A Primavera” e “O Nascimento de Vênus”. Atualmente, “A Madonna da Romã” está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

*Da redação com informações da Agência ANSA

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!