Você sabe o que é uma cooperativa? Entenda o conceito!

Foto: Reprodução

As cooperativas são uma maneira organizada de promover o acesso de um grupo de pessoas no mercado, em condições de igualdade 

Você já deve ter escutado a palavra cooperativa, mas você sabe exatamente o que é? As cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

A partir desse conceito, a entidade busca, de forma ampla, o preço justo de seus bens e serviços, que é, exatamente, a vantagem econômica não lucrativa proporcionada pelo ramo em questão.

Desta forma, com a cooperação, o produtor de bens ou prestador de serviços não estará, buscando lucro, mas apenas, recebendo uma justa remuneração por seu trabalho, recebendo assim o que lhe é devido por sua postura ativa, de produtor ou prestador, e não por uma postura passiva, própria do mero detentor de capital, que espera, com a organização econômica, a simples remuneração de seu capital investido, ou seja, o lucro.

Tendo em vista o conceito acima apresentado podemos concluir que uma cooperativa é uma forma organizada de promover o acesso de um grupo de pessoas no mercado, em condições de igualdade.

ES BRASIL DEBATE

E para entender melhor o conceito e como o mercado capixaba tem se comportado, o cooperativismo surge como tema também da nova edição do ES Brasil Debate, que será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h30, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Com o tema “Cooperativismo: juntos sempre mais fortes”, o evento, que tem a entrada gratuita, abordará as mudanças do setor, as conquistas alcançadas ao longo do tempo, bem como as cooperativas têm se destacado, entre outros assuntos.

Estão confirmados o assessor Jurídico do Sistema OCB/ES, Arlan Simões Taufner, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, e o diretor Executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernardina, e o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Protatz. O moderador será o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

A programação conta com o apoio institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além do próprio Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço debate.esbrasil.com.br.

ES Brasil Debate
Cooperativismo: juntos sempre mais fortes
Data: 10 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae-ES
Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições gratuitas
Inscrições: debate.esbrasil.com.br
Informações: (27) 2123-6520

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!