23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

O momento é de muita cautela

O momento é de muita cautela

Em uma palestra para um grupo de empreendedores apoiados pelo instituto de empreendedorismo Endeavor, Jorge Paulo Lemann listou seis lições inspiradoras para quem precisa ter atitudes em meio ao momento que vivemos.

Reflita:
1 – “Crise não é motivo de desespero”
Lemann lembrou que as maiores operações que fez com suas empresas foram em épocas de crise.
“O mercado e os empreendedores do Brasil são muito bons, então é melhor olhar para a frente, ver como aproveitar qualquer dificuldade”, afirmou.

- Continua após a publicidade -

2 – “Ao buscar investimento, não olhe só para o dinheiro”
O segundo conselho de Lemann é buscar qualidades e contribuições entre os investidores. “Como empreendedor, eu olharia para um investidor ponderando se ele quer apenas colocar dinheiro ou se será um sócio que vai trazer algo a mais”.

3 – “Equilibre vida pessoal e profissional”
Lemann é conhecido por levar uma vida pessoal equilibrada e saudável e afirma que sempre praticou exercícios físicos por pelo menos uma hora por dia, “seja o que estiver acontecendo no mundo”.
O segredo? “Nunca fiz questão de ser o cara que fazia tudo. Gastei mais tempo escolhendo e formando gente muito boa para, eventualmente, dar oportunidades a eles e ter mais tempo para mim”.

4 – “Formar gente boa é o melhor negócio”
Para Lemann, as pessoas devem ser um dos tópicos mais importantes de uma empresa.
É preciso acompanhar, entrevistar, saber identificar talentos, desenvolver potencialidades. “Geralmente, o empreendedor olha mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto”, disse o empresário.

5 – “Cultura não se impõe, cria-se em conjunto”
Com operações diversificadas e atuando em vários países do mundo, Lemann vêm com um de seus desafios manter a cultura corporativa.
Para ele, a melhor arma é o diálogo. “A nenhum lugar chegamos impondo que ‘nossa cultura vai ser assim’. Falamos ‘a nossa é assim, como é a de vocês? E a partir daí desenhávamos uma cultura
organizacional comum”.

6 – “Venda seu sonho grande”
Lemann afirma que sempre vendeu o sonho muito maior do que o tamanho da empresa. Durante a consultoria, um empreendedor comentou seus planos de expansão pela América Latina. Lemann respondeu: “Acho que seu sonho é um pouco limitado. Eu olharia para o mundo”. Mas o empresário ressalva: “É claro que, se você vende um sonho que não chega nem perto da realidade,
a turma não acredita. Se você vende o sonho que é difícil, mas que é atingível, melhor”.

O momento também é de muita ação

Nunca antes na história deste país pudemos vivenciar situação tão extrema, quer na política, na ética, na gestão, na confiabilidade e principalmente na esperança.
Percebe-se um estado de espírito de tensão total, de não ter a certeza de que o amanhã será real. Aliás, o que seria real hoje? Vivemos um momento de profundas transformações que não temos ideia quais serão e para onde nos conduzirão, tal a falta de perspectiva e norte estratégico.  É neste momento que temos de voltar para o nosso ser interior e buscar nos motivar a sermos diferentes, agirmos de forma a não se nos contaminarmos e estarmos atentos a toda e qualquer oportunidade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA