26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

A força da cooperativas na economia capixaba

Ao todo, o Espírito Santo possui 121 cooperativas instaladas de norte a sul. O tema será abordado na nova edição do ES Brasil Debate, no dia 10 de dezembro

De acordo com dados da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES), o Espírito Santo possui atualmente 134 cooperativas funcionando de forma regular, sendo que destas, 121 estão registradas no Sistema OCB-Sescoop-ES, ou seja, 92,4% da totalidade das cooperativas capixabas são registradas na OCB-ES.

Esse dado representa o maior de todo o Brasil. E essas 121 cooperativas estão instaladas de norte a sul do Estado. São cooperativas de nove ramos diferentes: Agropecuário, Consumo, Crédito, Educação, Produção, Saúde, Transporte, Trabalho e Habitacional.

- Continua após a publicidade -

Ao todo, no Estado são aproximadamente 237 mil cooperados e as cooperativas geram cerca de 7.800 empregos diretos. Ou seja, são mais de 700 mil pessoas envolvidas com o cooperativismo no Estado, quando contamos que cada cooperado possui família e essas famílias também estão diretamente ligadas ao setor.

Sicoob-ES

Uma das cooperativas que se destacam é o Sicoob. É considerado o maior sistema cooperativo de crédito do Brasil. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a cooperativa tem mais de 270 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

O diretor executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, será um dos debatedores. Ele afirma que a abordagem das novas possibilidades de trabalho concretiza o esforço da instituição em manter-se atualizada e completa.

“A regulamentação do open banking vai ampliar os campos de atuação do Sicoob e permitir o trabalho conjunto com empresas de tecnologia e inovação, com o propósito de tornar mais fácil a oferta de soluções para os associados, sejam pessoas físicas ou jurídicas”.

ES BRASIL DEBATE

E o cooperativismo surge como tema também da nova edição do ES Brasil Debate, que será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h30, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Com o tema “Cooperativismo: juntos sempre mais fortes”, o evento, que tem a entrada gratuita, abordará as mudanças do setor, as conquistas alcançadas ao longo do tempo, bem como as cooperativas têm se destacado, entre outros assuntos.

Estão confirmados o o assessor Jurídico do Sistema OCB/ES, Arlan Simões Taufner, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, e o diretor Executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernadina e o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Protatz. O moderador será o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira..

A programação conta com o apoio institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além do próprio Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço debate.esbrasil.com.br.

O QUE É COOPERATIVISMO?

Segundo informações do Sistema OCB-ES, o cooperativismo é uma forma de organização que tem como diferencial promover, de modo simultâneo, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Baseada na união de pessoas, sendo este o seu maior capital, a atividade tem como referenciais a participação democrática, a solidariedade, a independência, a autonomia e busca pela prosperidade conjunta, e não pela individual. Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo. É um movimento capaz de devolver para as pessoas o resultado do trabalho, pois tem em seu centro o ser humano.

Para que o brasileiro conheça melhor esse engajamento tão difundido no mundo, o setor criou o “SomosCoop”. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o trabalho empreendido conhecido e reconhecido na sociedade. Esse movimento busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

ES Brasil Debate
Cooperativismo: juntos sempre mais fortes
Data: 10 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae-ES
Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições gratuitas
Inscrições: debate.esbrasil.com.br
Informações: (27) 2123-6520

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA