O acordo de sócios

Uma organização é um grupo de pessoas com objetivos comuns.

Porém não necessariamente todos têm os mesmos objetivos o tempo todo, deve-se haver um acordo. Por mais que os membros de uma família empresária possam compartilhar valores e propósitos, há momentos que os interesses e necessidades podem não estar em sintonia. O que fazer quando surge a falta de alinhamento numa empresa familiar? Contamos com a sorte? Com o bom senso?

Ter um bom acordo de sócios formalizado é recomendado para quando os objetivos se distanciam, e as relações ficam mais tensas. O acordo será nesse momento a fonte de consulta para que os sócios abordem as questões delicadas.

O acordo de sócios é um documento que retrata tudo o que foi previamente combinado pelos sócios, a partir de um consenso, após muito debate, ajuste de expectativas, viabilidade e alinhamento de um futuro com objetivos compartilhados.

No processo de elaboração do acordo, algumas questões relevantes precisam ser exaustivamente discutidas, tais como: que propósitos movem os membros da família empresária e que devem ser transferidos de geração a geração? Como devem se comportar os membros da família empresária? Como proceder se um sócio quiser sair do negócio? Como ficam os descendentes e os ascendentes de um sócio que venha a falecer? Qual a política de distribuição de lucros e reinvestimento da empresa? Será permitida a entrada de familiares na empresa?

Quais os critérios para tal? E se um familiar não quiser ou não tiver competência para trabalhar na empresa? Como serão escolhidos os líderes da organização? Como será a estrutura de governança? Como será o processo de sucessão do controle e da gestão da empresa?

Na discussão desses temas, é preciso ter consciência de que nem sempre haverá unanimidade.

O que importa é que todos reconheçam os “combinados” e se sintam legitimamente representados na construção do acordo.

Elaborar um bom acordo de sócios, portanto, é fundamental, pois permite que os sócios possam direcionar suas energias para o negócio, com a segurança de que, em caso de conflito, elas não se dispersarão.

Aproveite o momento de harmonia familiar para elaborar o acordo. Esse é o momento mais indicado!


Leia também
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!