Julio Castiglioni é o novo presidente da Codesa

(Fotografia - Divulgação)

Eleição ocorre no mesmo dia em que BNDES divulga edital para desestatizar a Companhia

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) já está com novo diretor presidente. Foi eleito, nesta segunda-feira (11), Antônio Julio Castiglioni Neto, durante reunião do conselho de administração. Ele substituirá o engenheiro Luis Claudio Santana Montenegro que ficou no cargo por três anos e retorna à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autarquia em que é funcionário de carreira.

O pleito foi realizado no mesmo dia em que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abre licitação para contratar o modelo de privatização que será adotado na Companhia. É o primeiro processo de privatização de empresa federal administradora de portos a ser incluído no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal. O certame será no dia 02 de abril.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que esse processo será uma espécie de projeto piloto para privatizações de outras empresas do gênero. A Codesa é responsável pelos portos de Vitória, de Vila Velha, de Barra do Riacho – em Aracruz – além de instalações portuárias no terminal de Praia Mole, também na Capital.

Além de Castiglioni, também foi eleito o engenheiro Bruno Luciano Fardin em substituição ao administrador Walter Arruda Amâncio, na diretoria de Planejamento e Desenvolvimento. Fardin é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Para o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, o novo diretor-presidente reúne todas as condições técnicas para fazer um grande trabalho à frente da Codesa. “Castiglioni possui ampla experiência em contratações públicas, modelagem jurídica de concessões e parcerias público-privadas, o que é um grande diferencial para o momento da Companhia”, afirmou Piloni, via assessoria especial de Comunicação do Ministério de Infraestrutura.

Júlio Castiglioni (direita) foi eleito diretor presidente do Porto de Vitória; ao lado, Bruno Fardin, novo diretor de Planejamento e Desenvolvimento (Fotografia – Codesa)
Presidente

Castiglioni é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É procurador do Estado, tendo atuado como procurador chefe da Procuradoria de Consultoria Administrativa, e estava ocupando o cargo de diretor presidente na Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP). Funcionário público de carreira e professor de Direito Constitucional e Administrativo, o novo presidente da Codesa possui experiência em contratações públicas, modelagem de concessões e parcerias público-privadas.

*Da redação com informações da Codesa e da Folha de São Paulo

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!