Descobertas novas espécies marinhas exóticas no Mar de Java

Foto: South Java Deep Sea Expedition

Mais de 12.000 criaturas das 800 espécies foram encontradas na expedição que durou cerca de 14 dias

Algumas espécies exóticas foram descobertas na região nas águas profundas da ilha indonésia de Java, onde se situa a capital do país, Jacarta. Um caranguejo eremita e um camarão de olhos que refletem a luz estão entre uma dezena de novas espécies exóticas descobertas durante uma expedição realizada em março e abril.

Em uma expedição de 14 dias realizada por uma equipe da Universidade Nacional de Singapura (NUS) e do Instituto Indonésio de Ciências (LIPI), os cientistas exploraram uma zona imensa do oceano Índico, em frente às costas do sul de Java e no Estreito de Sunda, que separa a ilha de Sumatra.

Em entrevista à rede AFP, o especialista em caranguejos, Peter Ng, disse que os cientistas se surpreenderam muito as descobertas. “Nos dizem que acontecem coisas nesta parte da Indonésia que não conhecemos. É uma zona do oceano Índico que nunca tinha sido explorada para observação de animais em águas profundas, portanto não sabíamos realmente o que íamos encontrar”, declarou.

Além dos dois animais citados, os especialistas também descobriram três novas espécies de aranhas do mar durante a expedição, em 63 lugares dos locais explorados. Uma destas aranhas tinha uma placa protetora em seus olhos que pareciam grandes orelhas, enquanto outra tinha uma cor laranja muito viva, descreveram os exploradores.

Segundo Ng, os cientistas vão estudar detalhadamente mais de 12.000 criaturas das 800 espécies que foram encontradas nesta expedição, e pretendem publicar os resultados de seus trabalhos em 2020.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!