Nova via entre Vitória e Serra pode desafogar BR-101 e Norte Sul

BR 101 Serra
Foto: Reprodução/Youtube

Saiba o local onde a prefeitura da Serra pretende construir o novo acesso à capital capixaba.

A prefeitura da Serra pretende construir uma terceira via ligando o município a Vitória. O objetivo foi desafogar o trânsito na BR-101 e na Avenida Norte Sul. Atualmente, essas são as duas estradas de ligação entre as cidades.

O prefeito Audifax Barcelos afirmou que os estudos já começaram e a obra completa será feita em etapas. A nova via ter 15,4 quilômetros e vai começar na Avenida Dante Micheline, em Vitória, no final da praia de Camburi. O ponto é próximo ao portão da Vale. O trajeto segue pelas principais indústrias dos municípios até o Civit II e daí até chegar ao posto BKR, na altura de Taquara, na Serra.

Construção

Nos estudos feitos até agora, a nova via será construída em três fases. A primeira parte terá seis quilômetros e vai ligar o trecho entre o portão da Vale, em Vitória, e a Avenida dos Metalúrgicos. Será destinada principalmente à circulação de ônibus e veículos.

A segunda etapa será uma ligação do portão Norte da Arcelor, em Cidade Continental, na Serra, contornando a área da empresa, até a ES-010, onde a estrada se ligaria à Avenida Industrial, cuja primeira etapa já foi concluída até a ES-010.

A terceira fase daria continuidade às obras da Avenida Industrial, entre a ES-010 e a BR-101, na altura do posto BKR, já no bairro Taquara.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Serra, Mirian Soprani, o principal objetivo é desafogar o tráfego na BR-101 e na Avenida Norte Sul. Nas vias, circulam até 50 mil veículos por dia, com gargalos registrados principalmente nos horários de pico, de manhã e à tarde. Ainda não há estimativa de valores nem do volume de carros que passariam a utilizar a terceira via de ligação entre os dois municípios.