Nova linha de transmissão de energia entre Linhares e São Mateus

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Além de gerar empregos na fase de instalação, a nova linha pode resolver a questão da sobrecarga do sistema no Norte capixaba.

Foi assinada na última sexta-feira (9) a licença de instalação da linha de transmissão de energia elétrica de 230/138kv, entre Linhares e São Mateus. A instalação será pela EDP. A extensão é de 113 km e os investimentos chegam a R$ 116 milhões.

A nova linha de transmissão parte da subestação de Linhares 2 e passa por Rio Bananal, Sooretama, Vila Valério e Jaguaré. Só então chega à nova subestação de energia de São Mateus 2.

O empreendimento foi projetado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O objetivo é mitigar a sobrecarga do sistema existente de suprimento à Região Norte/Nordeste do Espírito Santo no curto prazo.

O governador Paulo Hartung destacou que a emissão da licença acontece em um empreendimento extremamente importante para o Espírito Santo. Ele relembrou que até poucos anos, o Estado era ponta de linha no abastecimento energético e sofria com constantes interrupções.

A nova linha aumenta o grau de confiabilidade da área. Depois de implantada, permite a expansão demográfica, com novas casas, indústrias, comércio, escolas e infraestrutura. Isso ainda possibilita o fechamento de um anel de transmissão/distribuição entre Mascarenhas – Linhares – João Neiva – São Mateus – Verona.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!