25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Espécie de planta encontrada na Reserva da Vale recebe o nome de Zilda Arns

Espécie de planta encontrada na Reserva da Vale recebe o nome de Zilda Arns

Uma nova espécie da Mata Atlântica encontrada na Reserva Natural da Vale, em Linhares, no norte do Espírito Santo, recebeu o nome da médica Zilda Arns. A planta foi descoberta pelos pesquisadores Alexandre Rizzo Zuntini e Lúcia G. Lohmann e constitui o primeiro registro do gênero na Mata Atlântica.

A espécie tem flores em forma de funil, com lobos do cálice fortemente partidos. Em oposição às demais flores de Martinella (que são cor-de-vinho), as flores da nova espécie são amarelado-douradas, o que dá seu nome popular: cipó-ouro. Seu fruto ainda é desconhecido.

- Continua após a publicidade -

Meio ambiente e arte
A nova espécie foi desenhada para se transformar em selo por um dos ganhadores do concurso “Jovens Ilustradores”, que a Vale promoveu. Participaram do concurso mais de dois mil estudantes de escolas públicas em 17 escolas brasileiras. Seis alunos e um professor foram os vencedores.

A diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Vale, Vania Somavilla, comentou sobre como o projeto concilia preservação ambiental com a arte, estimulando o talento de jovens de diferentes regiões onde a empresa atua. “O resultado final das ilustrações mostra como os meninos conseguiram capturar a essência de cada uma das espécies”, declarou.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA