24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Nova ação do Tribunal Regional Eleitoral mapeará municípios com denúncias de compra de voto

Nova ação do Tribunal Regional Eleitoral mapeará municípios com denúncias de compra de votoImprensa e convidados foram reunidos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do na manhã desta terça-feira (8). O motivo do evento foi apresentar o Programa de Ética e Transparência Eleitoral (PRETE), que pretende, entre outras ações, combater a compra de voto nas próximas eleições.

Segundo o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, será criado um sistema para mapear e monitorar as regiões onde há maior número de denúncias sobre casos de crime eleitoral, onde todos poderão ter acesso a essas informações.

- Continua após a publicidade -

A previsão é que o sistema esteja funcionando em no máximo 20 dias, mas na próxima segunda-feira deve ser divulgado um balanço parcial com os casos.

“Quem resolve o problema é o povo nas ruas e o Tribunal pede a ajuda da população para denunciar. A gente pede que o eleitor faça uma foto, filme ou grave qualquer situação que caracterize a compra de votos e mande para o TRE e elas serão encaminhadas para investigação”, destacou Feu Rosa.

O TRE já disponibilizou o número 0800-083-2010 para que as denúncias sejam feitas, de segunda a sexta-feira, entre as 12 e 18 horas.

Durante o evento, o magistrado fez um alerta para que as pessoas estejam atentas à nova lei eleitoral que impede que o eleitor vote sem apresentar um documento com foto. Para que ninguém deixe de votar por falta do documento, o desembargador informou que haverá parceria com a Polícia Civil para agilizar o processo de confecção da carteira de identidade para os eleitores que perderam ou não possuem o documento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA