Netanyahu vence eleições de Israel

Foto: Reuters

Há 13 anos no poder, Netanyahu assegura o inédito quinto mandato para o cargo de primeiro-ministro após seu partido Likud conquistar mais assentos que o rival Benny Gantz.

O atual primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, vai conseguir mais um mandato à frente do cargo graças à sua capacidade de formar uma coalizão maior. A oposição, liderada pelo candidato Benny Gantz, reconheceu a derrota nesta quarta-feira (10) e disse que pretende “infernizar a vida do Likud”, o partido do premiê.

Benjamin Netanyahu, obteve a vitória com 26,27%, enquanto em segundo lugar ficou o general Benny Gantz, ex-ministro da Defesa, que conquistou 25,95%. Nestas releições, 64,6% dos 6,3 milhões de eleitores participaram.

A vitória de Netanyahu o coloca como um recordista no cargo, ocupando-o pela quinta vez. A conquista se deve à coalizão dos partidos religiosos e conservadores com o Likud (partido político de Israel, que congrega o centro-direita e a direita conservadora). “Agradeço aos cidadãos de Israel por sua confiança”, disse nas redes sociais.

Nos últimos dias da campanha, Netanyahu se comprometeu a anexar partes da Cisjordânia ocupada. A iniciativa encerra a perspectiva de paz com os palestinos. O principal opositor do Partido Azul e Branco (cores da bandeira de Israel), de centro, liderado por Gantz, também se considera vitorioso devido à pequena margem de diferença entre ambos.

Os eleitores foram às urnas para escolher os parlamentares do Knesset (Parlamento), que tem 120 lugares. Nos últimos dias da campanha, Netanyahu se comprometeu a anexar partes da Faixa de Gaza ocupada. A iniciativa encerra a perspectiva de paz com os palestinos.

*Com informações da Agência Brasil

 

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!