30.5 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Música pode auxiliar o tratamento contra hipertensão, aponta estudo

As melodias escolhidas estimularam efeitos benéficos nos pacientes

A música pode, sim, ser vista como uma terapia. Isso porque uma pesquisa recente, desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com a Faculdade de Juazeiro do Norte, a Faculdade de Medicina do ABC e a Oxford Brookes University (Inglaterra), identificou que as melodias podem intensificar os efeitos de medicamentos contra a hipertensão arterial.

De acordo com a Agência Brasil, a pesquisa foi realizada em 37 pacientes, que foram analisados por dois dias. No primeiro, logo após ingerir a medicação, eles escutaram música durante uma hora. No segundo, os remédios eram administrados, mas eles apenas usavam os fones sem nenhuma melodia.

- Continua após a publicidade -

“Nós concluímos que a música intensificou, em curto prazo, os efeitos benéficos do medicamento anti-hipertensivo sobre o coração”, disse o coordenador do estudo, o professor do Departamento de Fonoaudiologia da Unesp, Vitor Engrácia Valenti.

Os pacientes foram estimulados com músicas instrumentais das cantoras Adele e Enya. O grupo tem pesquisado desde 2012 os efeitos da música sobre o coração. Nos experimentos anteriores havia sido usada música erudita. “Nós pensamos nessas músicas porque são mais popularmente aceitas”, comentou Valenti.

Ainda de acordo com os especialistas, os efeitos da música foram verificados por meio do método da variabilidade da frequência cardíaca, que tem mais precisão e sensibilidade para avaliar as alterações no coração. Os efeitos observados foram desaceleração dos batimentos e a redução da pressão arterial.

Ainda justificando o motivo pelo qual a música foi escolhida como forma de tratamento. “[A música age sobre] um nervo que estimula o sistema gastrointestinal, causa uma vasodilatação, aumenta a absorção do intestino nos animais. Uma hipótese é que a música acelerou a absorção do medicamento pelo intestino”, explicou o coordenador do trabalho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA