26 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Parte de recursos das multas de trânsito pode ir para a Saúde

O projeto para destinar 30% do valor recebido por meio de multa de trânsito está em tramitação no Senado e foi aprovado pela Comissão de Justiça

Parte dos recursos arrecadados em multas de trânsito pode ir direto para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o Projeto de Lei que reserva 30% da arrecadação. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (21).

A relatora do projeto é a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). Uma emenda da parlamentar estabelece que as verbas geradas pelas multas de trânsito não serão levadas em conta para atender à exigência constitucional de aplicação de um percentual mínimo de recursos na saúde. Assim, essa transferência deverá representar um acréscimo aos investimentos obrigatórios na saúde pública.

- Continua após a publicidade -

Outra alteração proposta pela relatora rejeitou uma emenda ao PLS 426/2012, aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O texto previa a destinação de 30% da arrecadação com multas de trânsito para o Fundo Nacional de Saúde (FNS). Marta Suplicy havia mantido essa modificação, mas mudou de ideia.

Se não houver recurso para votação da matéria pelo plenário do Senado, a proposta será enviada à Câmara dos Deputados.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA