27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Mulher gasta quase o dobro do tempo com tarefas de casa, diz IBGE

A pesquisa “Pnad Contínua 2017: Outras formas de trabalho” informou que a média nacional é de 16,5 horas gastas com afazeres domésticos

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta quarta-feira (18), informou que as mulheres dedicam quase o dobro do tempo que os homens às tarefas do lar, mesmo considerando as pessoas que também trabalham fora de casa.

Segundo o portal UOL, a pesquisa apontou que no ano passado, as mulheres dedicaram 20,9 horas por semana a tarefas domésticas e cuidados com pessoas (crianças ou idosos, por exemplo). Por sua vez, os homens gastaram 10,8 horas semanais com as mesmas atividades. Desta forma, pode-se considerar a média nacional de 16,5 horas gastas com afazeres domésticos.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa revela ainda que do total de 168,7 milhões de pessoas com 14 anos de idade ou mais no país, 142,4 milhões realizaram afazeres domésticos em sua própria casa ou na casa de parentes em 2017. Isso corresponde a 84,4% da população.

Mas engana-se quem acha que as mulheres que trabalham fora, classificadas na pesquisa como “ocupadas” são as que menos trabalham dentro de seus lares. De acordo com o IBGE, elas são as que dedicam mais tempo às tarefas do lar do que os homens que não trabalham fora (sem ocupação).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA