Mudanças do PDU: Espaços serão disponibilizados para promover qualidade de vida

Foto: Diego Alves

Referência em termos de cidade arborizada, Vitória terá um aumento de 16,86 km² de área protegida

Nessa segunda-feira (14), 160 delegados que participaram do Encontro da Cidade para votação do novo Plano Diretor Urbano (PDU) aprovaram o aumento da área arborizada de Vitória. Atualmente, o espaço conta com 23,43 km² de áreas verdes protegidas, e com a proposta chegará a 40,29 km². O total é equivalente a 4.167 campos de futebol.

Além disso, a área de proteção ambiental em Jardim Camburi, dentro da área da Infraero, no cruzamento entre as avenidas Norte-Sul e Dante Michelini, também será ampliada. A reserva desse espaço de 120 mil m² foi considerada uma vitória pela comunidade.

O PDU estabelece três tipos de Zona de Proteção Ambiental (ZPA), considerados espaços não edificantes. O primeiro grupo é o de espaços de proteção integral dos ecossistemas e recursos naturais, como as unidades de conservação e ilhas (Socó, Galhetas de Dentro e de Fora).

O segundo é o de áreas de conservação de ecossistemas naturais e ambientes criados, que podem ser usados para fins de pesquisa, turismo, educação ambiental e esportes. Um exemplo é o manguezal, a restinga, parques urbanos e as Ilhas do Fato, Pólvora e do Cal.

O terceiro é caracterizado por espaços de lazer e contemplação, como praças e a praia de Camburi. Todas as zonas citadas tiveram aumento de área. Entre elas, o aumento da área de restinga dentro do aeroporto de Vitória, da mata no final do bairro Jardim Camburi, nas imediações do Shopping Mestre Álvaro, entre outros.

Algumas novas áreas foram inseridas nesse zoneamento, como o campo de futebol de Andorinhas, a praça do Eucalipto, em Maruípe, a praça do bairro Universitário e o Parque Manolo Cabral, no Barro Vermelho.

“Garantindo a proteção desses espaços, preservamos nossa natureza e qualidade de vida”, destacou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome