Movimentação do setor portuário sobe 4,7% no primeiro semestre

Cresce exportação de grãos por contêineres pelo Porto de Paranaguá. Foto: Divulgação

Foram exportados 313 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 3,8%, na comparação com o mesmo período de 2016

De acordo com o Portal Brasil, o crescimento econômico do País já dá sinais de recuperação no setor portuário. No primeiro semestre deste ano, o movimento do cargas nos portos subiu 4,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O balanço foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os Terminais de Uso Privado (TUPs) movimentaram 343,04 milhões de toneladas, já nos portos, a movimentação foi de 174,46 milhões de toneladas.

O principal produto transportado foi o minério de ferro: 190,3 milhões de toneladas, 7,62% a mais do que o registrado no mesmo período de 2016.

Outro produto relevante foi o petróleo (combustíveis), com 95 milhões de toneladas movimentados, um aumento de 2%. A movimentação de soja teve um crescimento expressivo (10,29%), com 56,3 milhões de toneladas no primeiro semestre.

“O minério teve seu resultado impactado por um aumento no preço da commodity a partir da segunda metade do ano passado até o primeiro trimestre deste ano. Já o crescimento da soja é em razão de uma safra recorde, quase 20% maior que a do ano passado, explicada pelo comportamento do clima em praticamente todas as regiões do País”, explicou o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq, Fernando Serra.

O levantamento traz, ainda, os dados sobre exportação e importação. Foram exportados 313 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 3,8%; e foram importados 69,9 milhões de toneladas, um incremento de 10,5%.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome