24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Morre pastor Oliveira de Araújo

Morreu no início da tarde deste sábado (03), o pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Vitória, Oliveira de Araújo.

Após nove anos lutando pela vida, o pastor Oliveira de Araújo, uma das maiores lideranças religiosas do Estado faleceu neste sábado (3). O culto de gratidão pela vida do pastor será amanhã, às 10 horas, no santuário da PIB de Vitória, segundo informações da Revista Comunhão.

De acordo com o presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES) e também titular da PIB de Vitória, pastor Doronézio Pedro de Andrade, Oliveira entrou apresentou píora no quadro clínico e entrou estado grave na última quinta-feira (1°).

- Continua após a publicidade -

Membro do Conselho Estadual de Ética, pastor Oliveira exerceu importante papel no processo de reconstrução das instituições públicas do Estado no início dos anos 2000 e se dedicou intensamente à defesa de formação de novas lideranças.

O governador Paulo Hartung decretou luto oficial de três dias no Governo do Estado. “Era um exemplo. Tinha o dom da palavra, da mobilização, e espalhava fé para todos, independentemente da religião. Foi importante na união de forças pelo combate ao crime organizado no Estado. Era uma pessoa que inspirava bons exemplos pelo seu caráter e pelos valores que cultivava. Vai fazer muita falta. Transmito aos familiares e amigos as mais sinceras condolências “, disse Hartung.

LUTA PELA VIDA

Em 2008, ele fez um transplante de pulmão, cinco anos após ter descoberto uma fibrose pulmonar idiopática, doença que consumiu a capacidade dos pulmões de realizar a troca gasosa entre o ambiente e o sangue. Antes da cirurgia, um dos pulmões já estava completamente necrosado e o outro funcionava apenas com 10% da capacidade. Como os remédios não conseguiam estagnar a doença, decidiram que o transplante seria a única solução.

Em fevereiro de 2014, foi detectada uma rejeição do transplante em exame realizado no Instituto do Coração, São Paulo. Isso exigiu um intensivo tratamento, realizado em Vitória, sob a coordenação do médico Carlos Celso Nemer.

Em abril de 2016, após 41 anos de ministério, 24 deles à frente da PIB de Vitória, decidiu deixar o cargo para cuidar da saúde. No dia 30 de novembro do ano passado, passou por procedimento cirúrgico para retirada de um tumor de face e permaneceu quase três meses internado na Unidade de Tratamento Intensivo.

Oliveira deixa a esposa Alzira Maria Bittencourt de Araújo, ministra de Música da PIB de Vitória (licenciada); três filhos (Raquel, Rebeca e Gunther) e três netos – Pedro, Esther e Lucas.

HISTÓRICO

Mineiro de Nascimento – cidade mineira de Luz (MG) – e capixaba de coração. Formado em Teologia pela Faculdade Batista Mineira e também em Psicanálise. Atuou como conferencista, levando a palavra de Deus a diversos Estados do Brasil e também a outros países. Foi secretário-executivo da Junta de Missões Nacional por vários anos, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo e presidente da Convenção Batista Brasileira, que reúne aproximadamente 1,5 milhão de batistas, dez mil pastores e dez mil igrejas e congregações em todo o país.

SERVIÇO

Sábado – 03 de maio
Das 19h30 às 24 horas – velório – Templo da PIBV, avenida Beira-Mar, Centro de Vitória.

Domingo – 04 de maio 
7h30   – início do velório
10h     – Culto de Gratidão – Templo da PIBV, avenida Beira-Mar, Centro de Vitória.
14h30 – Sepultamento no Jardim da Paz – Serra.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA