Morre o cantor e compositor Luiz Melodia, aos 66 anos

Foto: Alexandre Eça

O músico lutava contra um câncer há alguns anos

O dia começou com uma notícia muito triste. O cantor e compositor carioca Luiz Carlos dos Santos, conhecido como Luiz Melodia, morreu, na manhã desta sexta-feira (04), no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Melodia enfrentava um câncer que atingiu a medula óssea, levando-o à óbito por volta das 5h.

O compositor foi internado no dia 28 de março no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte, para fazer sessões de quimioterapia no combate a um mieloma múltiplo (tipo de câncer de sangue), diagnosticado meses antes. Durante a internação, o músico fez um transplante de medula óssea, mas não estava respondendo bem à quimioterapia.

O boletim médico divulgado pela produção do músico informou que a quimioterapia provocou uma baixa glicêmica e acidez sanguínea. Desta forma, o cantor permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O câncer voltou e o estado de saúde do músico se agravou bastante nessa quinta-feira (03).

De acordo com a assessoria de imprensa da escola Estácio de Sá, o velório do cantor será realizado na quadra da agremiação. O sepultamento acontecerá neste sábado (05), no Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro.

CARREIRA

O músico nasceu em 07 de janeiro de 1951 no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro. Filho único, começou sua caminhada na música após ver seu pai tocando em casa. Apaixonado pelo Vasco e pela escola de samba Estácio de Sá, Luiz Melodia inseria em suas músicas todo o amor que tinha.

O cantor abandonou o ensino fundamental e passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda e Bossa Nova. Desenvolveu um amor pelo samba, o que culminou em um estilo musical diferenciado e único do artista.

Em 1972, os amigos poetas Wally Salomão e Torquato Neto apresentaram a Gal Costa uma composição de Melodia. A cantora gravou e a música virou um sucesso. Mais tarde, a música foi interpretada juntamente com a falecida cantora Cássia Eller.

Na década de 1980, lançou diversos álbuns e fez apresentações em festivais na França e na Suíça. Em 2003, gravou um disco ao vivo com participações especiais de Zeca Pagodinho, Zezé Motta, Luciana Mello, entre outros artistas.

Em 2017, Luiz Melodia lançou “Zerima”, seu último disco. O álbum veio após 13 anos sem o artista lançar uma faixa inédita e contou com participação da cantora Céu.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome