Mídias sociais ajudam a projetar negócios

Mídias sociais ajudam a projetar negócios
Adriano Ohnesorge, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória

Mídias sociais: alguns amam, outros odeiam. Mas uma coisa é certa: atualmente, é praticamente impossível ficar indiferente a elas

No varejo, essas plataformas assumem um papel cada vez mais relevante na decisão do consumidor. Uma pesquisa feita recentemente pela consultoria PwC indicou que 40% dos brasileiros se sentem motivados a realizar uma compra ao visitar a página de um varejista nas redes sociais; e 61% levam em consideração avaliações e comentários sobre o produto compartilhados nesses canais na hora de decidir a compra.

Muitos lojistas ainda estão descobrindo que as mídias sociais são uma importante ferramenta de interação com seus consumidores, pois podem aumentar o seu conhecimento sobre eles, criar um vínculo, posicionar-se por meio de uma comunicação direta e monitorar os resultados dos impactos de suas ações.

Esses canais tornaram-se uma plataforma de troca de informações para acompanhar e até mesmo antecipar tendências sobre interesses de compras. Porém, eles ainda são utilizados de forma incipiente, porque é um trabalho muito diferente da mídia tradicional. Afinal, mídia social é relacionamento. E, como sabemos, qualquer relacionamento dá trabalho. Exige conhecimento do outro e dedicação.

O fato é que as mídias sociais são uma grande aliada para alavancar os negócios. Mas, assim como tudo na vida, é preciso planejar antes de inserir uma marca nesses meios.

O primeiro ponto é o fato de não ser obrigatório marcar presença em todas elas. Para avaliar qual é a melhor ou a mais adequada para o seu tipo de negócio, é importante conhecê-la e verificar se ela se encaixa no perfil de sua empresa e de seu público. Vale, inclusive, conferir o que os concorrentes fazem.

“Assim como tudo na vida, é preciso planejar antes de inserir uma marca nessas plataformas”

Outra questão é identificar quanto tempo do seu dia você tem para investir nas postagens, ou se vai precisar fazer algum tipo de capacitação.

O sucesso da sua loja nas mídias sociais será proporcional à qualidade do conteúdo que sua marca compartilhar em canais como Facebook, Instagram e YouTube. Oferecer informações úteis para o seu público é a chave para conseguir atrair um bom número de seguidores e engajar as pessoas nessas redes.

Por isso, é muito importante manter regularidade nas postagens e divulgar informações que sejam relevantes e conectadas com os acontecimentos e com o momento.

Também é essencial estabelecer os responsáveis por esse trabalho. Você tem profissionais na loja para cuidar das redes? Vai precisar contratar alguém? Ou vai contratar uma agência? Lembre-se: as mídias sociais são um espelho da sua marca na web. E, por isso mesmo, precisam ser levadas a sério. Não adianta fazer de qualquer jeito. Afinal, você não quer comprometer a reputação da sua empresa por uma gestão mal feita em canais como Facebook, Twitter e Instagram, não é mesmo?

Se você e a sua empresa ainda estão se questionando se devem ou não fazer algo relacionado às mídias sociais, lamento, pois estão atrasados. Vocês já deveriam estar se questionando sobre como fazer, pois isso não é uma moda passageira. É uma realidade que veio para ficar.


Adriano Ohnesorge, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória


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