Microempreendedor individual deve pedir parcelamento especial até dia 2

Foto: Sebrae

Pedido de financiamento da dívida pode ser feito por meio do Portal do Empreendedor.

Os microempreendedores individuais (MEI) que possuem boletos mensais em aberto até maio de 2016 têm até o dia 2 de outubro para solicitarem o parcelamento especial de até 120 meses. O valor mínimo de cada parcela deve ser de R$ 50. Após esse prazo, o parcelamento deve ser feito em até 60 meses.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ressalta que os microempreendedores individuais que têm dívidas que podem ser parceladas em até 120 meses devem aproveitar a oportunidade para acertar os débitos. “O maior prejudicado com a falta de pagamento da contribuição mensal é o próprio MEI. Com o parcelamento estendido, o valor da parcela fica menor. Isso facilita o pagamento e permite que o empreendedor tenha mais capital para investir no seu negócio”.

Quem parcelar seus débitos poderá reaver os direitos previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença ou licença-maternidade, desde que obedecidos os prazos de carência. Também podem participar de licitações com os governos Federal, estaduais e municipais.

A solicitação de adesão pode ser feita por meio do site da Receita Federal. Para solicitar o parcelamento, o MEI deve apresentar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) relativa aos respectivos períodos de apuração. O aplicativo calcula a quantidade de parcelas de forma automática, considerando o maior número de parcelas possível, respeitado o valor da parcela mínima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome