Meu filho não quer me suceder

Um dos grandes dilemas na vida de um herdeiro é assumir a responsabilidade pelo futuro da empresa familiar

Esse dilema é agravado pelo fato de que, normalmente, essa responsabilidade deverá ser compartilhada com irmãos e primos que não se escolheram como sócios. Muitas famílias empresárias negligenciam que talvez para o herdeiro seja um fardo muito grande dar continuidade a um sonho que não seja o seu. Laços sanguíneos não asseguram que os herdeiros serão futuros líderes da empresa. É preciso considerar que a realização desse herdeiro pode estar em outra área profissional, sem que isso signifique uma traição à família.

De um lado, a família empresária precisa cuidar do seu capital humano e intelectual, desenvolvendo, entre os membros das novas gerações, futuros talentos com capacidade de darem continuidade aos negócios. Por outro lado, ainda que respeitando a vontade e os sonhos pessoais dos herdeiros, e sabendo que às vezes eles não coincidem com o futuro do negócio familiar, é necessário também desenvolver tais herdeiros para que compreendam que de uma condição eles não poderão fugir: a de futuros sócios.

O ideal é que um plano de desenvolvimento seja construído para os familiares, enquanto ainda jovens, e que estes sejam acompanhados até a maturidade. Porém, esse plano de desenvolvimento deve respeitar os limites e interesses do herdeiro.

Um herdeiro bem-sucedido em uma carreira profissional fora da empresa da família é muito mais contributivo do que aquele que se acomoda na sua condição de futuro sócio, contando com um lugar cativo nos negócios familiares, independentemente de sua capacidade e competência.

Ademais, permitir que o herdeiro tenha experiências fora dos negócios da família ajuda no seu processo de desenvolvimento e amadurecimento profissional. Em um ambiente “externo”, é mais fácil receber feedbacks genuínos, criar relações sem interesse e conhecer suas competências e gaps. Se esse herdeiro retornar à empresa da família, esta certamente receberá um profissional mais preparado e mais maduro. Se, por outro lado, seu desejo realmente for seguir sua carreira fora, a família terá um integrante capaz de construir o seu próprio sucesso, sem depender dos negócios da família.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!