Juntar dinheiro e pagar dívidas são as metas dos brasileiros para 2018

SPC
Foto: Cacaroot/Thinkstock

Pesquisa do SPC Brasil e CNDL mostra que 85% dos brasileiros fizeram cortes no orçamento em 2017 e 31% temem não conseguir pagar as dívidas este ano.

Mais da metade dos brasileiros estão mais otimistas com o cenário econômico de 2018 e acreditam que a vida financeira também será melhor. É o que constatou a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As instituições estudaram quais são as expectativas e projetos dos brasileiros para este ano.

Segundo a pesquisa, 54% dos consultados esperam um resultado melhor na economia do país e 58% deles acham que estarão com mais dinheiro no bolso. A pesquisa mostra que as principais metas financeiras para este ano são juntar dinheiro (45%) e sair do vermelho (27%).

Entre os entrevistados, 13% acham que a situação da economia vai piorar. As consequências esperadas por eles seriam: evitar gastos com coisas desnecessárias para guardar dinheiro (54%), comprar menos (45%) e ficar mais difícil de economizar e fazer reserva financeira (41%).

Para superar os problemas econômicos, a maior parte dos entrevistados acredita que, em 2018, deve evitar o uso do cartão de crédito (26%), organizar as contas da casa (25%) e aumentar a renda fazendo trabalhos extras (22%).

O levantamento mostra que em 2018, pensando na vida financeira, 44% pretendem fazer alguma reserva, 14% querem financiar uma casa própria e 12% pretendem financiar um automóvel.

A corrupção foi lembrada, sendo para 86% dos brasileiros, o problema mais importante do País a ser resolvido em 2018. Foi seguida pela crise econômica (61%), a violência (58%), saúde (47%), educação (41%), e o desemprego (37%).

O SPC Brasil entrevistou 682 pessoas, entre 27 de novembro e 7 de dezembro de 2017. Os consultados são de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%. Todas as pesquisas do SPC Brasil estão disponíveis no site do sistema.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!