Melhor café arábica da Região Serrana capixaba é de Marechal Floriano

O vencedor vai ter seu grão de café comercializado em todo o Brasil, além de ter ganhado prêmio em dinheiro.

O Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade elegeu o grão de José Carlos Velten, de Marechal Floriano, como o melhor café da variedade arábica da Região das Montanhas do Espírito Santo. O concurso foi realizado pela Realcafé, em parceria com a torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC).

Ao total, participaram do concurso 145 amostras de cafés especiais. Elas passaram por testes sensoriais. Foram selecionados 20 finalistas que tiveram os grãos avaliados por especialistas em café com reconhecimento no Brasil e no mundo. Entre eles estavam Marco Suplicy, fundador da Suplicy Cafés Especiais; Geórgia Franco de Souza, fundadora da Lucca Cafés Especiais; e Eliana Relvas, consultora de cafés para o Grupo Pão de Açúcar. Também participaram da avaliação os representantes da torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC) e da Tristão Companhia de Comércio Exterior.

O vencedor foi anunciado por Jones Tristão, fundador da Realcafé. Além da premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil, José Carlos Velten terá o seu grão comercializado no Realcafé Reserva. Esta é uma linha de cafés especiais com uma edição limitada. O produto é comercializado em cafeterias especializadas.

“Cultivo café especial há 12 anos e estou muito feliz com esse reconhecimento do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade. Sou meeiro, ou seja, eu cultivo café em uma propriedade que não é minha. Entendo que o café é um alimento e quanto mais capricho a gente tem, mais valor agregado ele vai ter na mesa de quem o consome”, disse o vencedor.

Sérgio Tristão, presidente da Realcafé, destaca que esse reconhecimento ao cultivo de cafés especiais impulsiona o setor da cafeicultura. “O concurso causa um impacto positivo na vida dos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento da cafeicultura e também para que eles se especializem”, salienta.

 

Conheça os vencedores

1° lugar: José Carlos Velten-Marechal Floriano
2° lugar: José Leandro Romão – Castelo
3° lugar: Marcos Antônio Tomazini- Castelo
4° lugar: Luciano Dutra Pimenta- Afonso Cláudio
5° lugar: Luiz Ambrozim- Brejetuba
6° lugar: Noeli Edir de Paula- Brejetuba
7° lugar: Flosina Littig Braga- Afonso Cláudio
8° lugar: Wesley Isac Noia Gomes- Ibatiba
9° lugar: Arnaldo Krause- Itarana
10° lugar: Gilberto Brioschi- Venda Nova do Imigrante
11° lugar: José Davino Gomes- Ibatiba
12° lugar: Lurdiane Cacia Uhlig Krause -Itarana
13° lugar: Luciano Dazílio Delpupo – Afonso Cláudio
14° lugar: Moacir Vieira de Amorim- Afonso Cláudio
15° lugar: Benice Braga Sutil- Afonso Cláudio
16° lugar: Amélio Leocádio Pereira- Ibatiba
17° lugar: Claudia Krause Battestin-Itarana
18° lugar: Laudio Krause- Itarana
19° lugar: Lindalva Delpupo Ruckdeschel- Afonso Cláudio
20° lugar: Gilmar de Castro Souza- Irupi