24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Mec Show 2011 apresenta a força do setor metalmecânico

Mec Show 2011 apresenta a força do setor metalmecânico
Cento e cinquenta expositores em uma área de 12 mil metros quadrados, mais de 15 mil visitantes e cinco auditórios funcionando ao mesmo tempo com palestras, cursos e congresso, com a participação de um público qualificado e uma ampla programação paralela. Assim promete ser a Mec Show 2011, Feira da Metalmecânica, Energia e Automação, que começa nesta terça-feira, 19, às 17 horas, e vai até sexta-feira, 22, no Parque de Exposições de Carapina.

Em sua quarta edição, a feira irá apresentar a força das empresas do setor metalmecânico no Espírito Santo e no Brasil, desde as micro às grandes, que irão expor novos equipamentos e soluções tecnológicas, além de buscar novas parcerias comerciais.

- Continua após a publicidade -

“A Mec Show se consolidou como um palco para as novidades do segmento. É uma oportunidade para as empresas divulgarem seus produtos para um público qualificado e fortalecer o posicionamento no mercado”, ressaltou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer), Manoel Pimenta.

No primeiro dia, a programa paralela da Mec Show começa cedo. Uma mesa redonda vai debater sobre as oportunidades para o setor na indústria naval, com a presença da diretora de Relações Institucionais da Jurong, Luciana Sandri, e os coordenadores de projetos de Indústria Marítima e Petróleo e Gás da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Jorge Boeira e Jorge Bruno, respectivamente. A coordenação será do secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix.

Os painéis técnicos ocorrerão durante todos os dias da feira, abordando temas que vão desde petróleo e gás natural, siderurgia até tecnologia e inovação. “Muito mais do que promover novos negócios, a feira permite a troca de conhecimentos e experiências no setor. Com a Mec Show criou-se a possibilidade de interagir com importantes detentores de tecnologia do Brasil”, disse o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), Antonio Falcão.

Além da feira, a programação do evento conta ainda com dois dias de Rodada de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), que contará com 16 empresas âncoras, que promete movimentar mais que R$ 25 milhões em novos negócios. Haverá ainda o 1º Congresso Espírito Santense de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial (Cesemmi), que contará com a presença do diretor de Estratégia de Pesquisa & Tecnologia da Embraer, Hugo Borelli Resende, sobre “Os fundamentos da indústria aeronáutica: a importância da inovação”.

Minicursos também prometem capacitar 1.440 profissionais, durante o 1º Seminário IEL – Gestão e Educação Empresarial, 2º Seminário Sesi – Segurança e Saúde no Trabalho e 6º Seminário Senai – Automação, Eletroeletrônica, Mecânica de Manutenção Industrial e Soldagem.

O evento é uma promoção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer) e do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), organizado pela Milanez & Milaneze. O funcionamento da feira é das 14 às 21 horas, com acesso até as 20 horas. A previsão dos organizadores é de que 15 mil pessoas circulem pelos quatro dias do evento, com a participação de empresários e profissionais de 15 estados brasileiros.

Programação da Mec Show 2011:

Rodadas de Negócios

Dezesseis grandes empresas atuantes no Espírito Santo já confirmaram presença como contratantes nas Rodadas de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES) em parceria com a Petrobras e a Rede Petro ES. O encontro acontecerá nos próximos dias 19 e 20, sendo o primeiro focado nas empresas que pretendem fornecedor ao setor de petróleo e gás natural, enquanto que no outro dia, os negócios serão com as demais grandes empresas do Estado.

1º Encontro do Ciclo 2011 da Ação de Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores

Buscando novos fornecedores no Espírito Santo, em itens considerados críticos, a Petrobras irá promover no próximo dia 19 o 1º Encontro do Ciclo 2011 da Ação de Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores.

Na ocasião, representantes de empresas locais terão a oportunidade de apresentar à companhia seu potencial para fornecer alguns dos produtos e/ou serviços com baixa competitividade em seu cadastro, que são aqueles que não possuem ou contam com poucos fornecedores cadastrados para atendimento.

O Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores é uma ação do Convênio Petrobras x Sebrae para inserção competitiva e sustentável de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.

Recertificação Prodfor

Pelo quarto ano consecutivo, cerca de 120 empresas capixabas serão recertificadas pelo Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor). A entrega dos certificados ocorrerá no dia 21 de julho, às 19 horas, durante solenidade com a presença de empresários do segmento industrial e autoridades.

O programa possui 12 grandes empresas mantenedoras e completou 14 anos de atividades no Espírito Santo, no final do ano passado, certificando um total de 429 empresas. A meta do programa para este ano é de certificar 500 empresas capixabas que estarão aptas a fornecer às grandes.

1º Congresso Espírito Santense de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial (Cesemmi)

Pelo primeiro ano, será realizado o Cesemmi, um evento técnico-científico, com o tema “Mudanças de Paradigmas conseqüentes do Conhecimento, da Ciência e Tecnologia e da Inovação Tecnológica”.

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos, o encontro contará com uma palestra do diretor de Estratégia de Pesquisa & Tecnologia da Embraer, Hugo Borelli Resende, sobre “Os fundamentos da indústria aeronáutica: a importância da inovação”.

Visitas técnicas

Três visitas técnicas estão programadas para ocorrerem durante a Mec Show 2011 em grandes empresas com atuação mundial. No dia 20, os participantes irão visitar o Centro de Competência em Óleos Pesados da Petrobras, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Já no dia 21, um grupo de empresários e técnicos irá conhecer as instalações do Complexo de Tubarão, da Vale, com visitas aos portos e as pelotizadoras. No último dia da Mec Show, a visita técnica será feita à ArcelorMittal Tubarão.

Visita oficial e homenagem

Além da visita oficial, com a presença do governador Renato Casagrande e autoridades do Estado, a Mec Show 2011 terá um dia de homenagem. As entidades ligadas ao setor metalmecânico, representadas pelo Sindifer e pelo Cdmec, farão uma homenagem ao presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, José Armando de Figueiredo Campos, pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável dos fornecedores e trabalhadores do Espírito Santo. A homenagem “Sindifer-Cdmec Personalidade do Setor 2011” será entregue na próxima quinta-feira.

1º Seminário IEL – Gestão e Educação Empresarial, 2º Seminário Sesi – Segurança e Saúde no Trabalho e 6º Seminário Senai – Automação, Eletroeletrônica, Mecânica de Manutenção Industrial e Soldagem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) se uniram e irão ofertar 24 minicursos para capacitar 1.440 profissionais, entre os dias 20 e 22, das 14 às 17 horas ou das 18 às 21 horas. As aulas vão abordar assuntos que vão desde robótica móvel, calibração de manômetros, acionamentos de motores elétricos até ética profissional.

Painéis técnicos

Falta de mão de obra qualificada, crescimento da indústria naval e de petróleo e gás natural e, ainda, novos projetos na área de siderurgia no Espírito Santo e no Brasil. Esses serão os principais temas que irão nortear os painéis técnicos.

Dentre os palestrantes confirmados estão: Jorge Boeira, coordenador de estudos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); gerente do Cadastro de Fornecedores da Área de Materiais da Petrobras, Fernando Magalhães; gerente geral do Departamento de Projetos Siderúrgicos da Vale, Juarez Fernando Gevaerd Sigwalt; e Gilberto Luz Pereira, gerente de Desenvolvimento e Inovação da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA