22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

MEC formaliza ampliação da renda familiar para acesso ao Fies

MEC formaliza ampliação da renda familiar para acesso ao Fies

Com a mudança, a renda familiar mensal bruta passa para até três salários mínimos

Uma portaria do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial da União, oficializou a ampliação da renda familiar para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), medida que já havia sido anunciada anteriormente pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pelo presidente interino, Michel Temer

- Continua após a publicidade -

A partir de agora, podem participar do processo seletivo, estudantes com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (antes, essa renda era de até 2,5 salários mínimos). “É um fator positivo porque muitas pessoas que tinham o sonho de que o filho pudesse estudar e chegar à faculdade estavam limitadas por conta do teto que estava muito baixo”, disse Mendonça Filho.

Com a alteração na faixa de renda, o Ministério da Educação publicou uma nova tabela com a definição do percentual de financiamento do programa, que neste ano terá 75 mil vagas. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Segundo Mendonça Filho, a oferta no segundo semestre, diante de um cenário de ajuste fiscal, foi possível graças a readequações orçamentárias feitas pela pasta. “Se fôssemos seguir o que foi deixado pela presidenta Dima, seria impossível disponibilizar as vagas”, afirmou o ministro. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA