Material à base de papel capta e armazena energia de movimentos

A tecnologia tem tomado cada vez mais espaço no mundo. Isso porque um grupo de cientistas criou uma nova maneira de recarregar aparelhos eletrônicos sem o uso de tomadas ou pilhas. Os cientistas desenvolveram um material leve capaz de capturar e armazenar energia a partir de movimentos feitos por usuários.

Segundo a revista Exame, o dispositivo é um desdobramento de outro dispositivo desenvolvido pelo grupo, chamado de nanogerador triboelétrico (TENG). Esse tipo de produto aproveita a energia mecânica gerada pelo movimento do corpo, como, por exemplo, nossos passos, para alimentar a bateria de equipamentos eletrônicos portáteis.

O dispositivo pode ser usado para recarregar a bateria de portáveis, como relógios e controles remotos. Entretanto, pode demorar horas para recarregar aparelhos minúsculos, como sensores. Mas a solução encontrada pelo grupo foi criar primeiro um super condensador feito a partir de papel revestido de ouro e grafite, que permite armazenar grandes quantidades de energia. Já a segunda é um nanogerador triboelétrico criado à base de papel, também revestido de ouro, e uma película fluorada de etileno propileno.

De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo, o desenvolvimento de fontes de energia portáteis e sustentáveis são urgentemente necessárias para eletrônicos pessoais e aplicações médicas, como sensores de temperatura ou de glicose. Assim, os cientistas esperam que o material possa preencher essa lacuna.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome