ES Brasil entrevista Márcio Atalla

“O corpo é programado para funcionar bem só se estiver em movimento”

* Por Vitor Taveira

Em entrevista à ES Brasil, ele dá dicas de como mudar os hábitos do corpo e ter uma vida saudável. Formado em Educação Física e especializado em fisiologia do esporte, Márcio Atalla se tornou um personal trainner midiático. Em congressos da área de saúde, percebeu que pouca gente abordava o tema da perspectiva da atividade física e da saúde preventiva. “Vi que muitos dos meus colegas se preocupavam em como curar doença e não em como ficar doente”, diz.

Depois de trabalhar com atletas profissionais de alto rendimento no tênis e no vôlei de praia, Atalla criou o portal Bem Star, no qual se voltava às pessoas comuns, que em sua maioria vivem estilos de vida sedentário. Aos poucos foi ganhando espaço, em revista de uma companhia aérea, em um programa de TV de um canal por assinatura e finalmente no quadro Medida Certa, do programa Fantástico, onde ajuda famosos a mudar de hábitos para perder peso e entrar em forma. Atualmente, ele é comentarista da rádio CBN e está no ar até o final de fevereiro com o programa Loucuras de Verão, no canal GNT. Em entrevista à ES Brasil, ele dá dicas de como mudar de hábitos e ter uma vida saudável.

Que recomendações podem ser dadas para quem quer começar o ano com saúde?

A recomendação para ter saúde é exercitar e cuidar do corpo. Talvez em três pontos básicos. O primeiro deles é a medicina preventiva. Quando se faz medicina preventiva se entra num segundo ponto que é uma atividade física regular. O corpo é programado para funcionar bem só se estiver em movimento. Um corpo sem movimento fica doente. O terceiro ponto é tentar ter uma alimentação saudável. Esses são os três principais pontos para ter uma vida mais saudável.

Qual a importância de buscar orientação profissional antes de começar nos exercícios?

Obviamente buscando orientação a chance de sucesso é muito maior. É sempre bom porque garante que você vai ter uma programação, seguir uma orientação estruturada. Uma condição importante para a pessoa evoluir. Mas a chave é manter a regularidade, não se importar tanto com a intensidade. Não existe milagre nesta área. É bom buscar uma atividade que com que sinta prazer de se exercitar e ter uma programação para manter a regularidade.

Muitos executivos alegam que não tem tempo para fazer exercício. Como fazer para ter uma vida saudável mesmo numa rotina intensa de trabalho, reuniões e compromissos?

As pessoas precisam entender que o maior ativo delas é sua saúde. Quem opta em deixar a atividade física num segundo plano porque tem reuniões ou qualquer outro compromisso, está se deixando em segundo plano. Se a pessoa não se movimentar, não se cuidar, ela não vai estar 100% e não vai dar o melhor que pode para a empresa nem para a família e principalmente para ela mesma. Então acho que é uma questão de prioridade e a dica que dou para quem quer achar um tempo é não esperar esse tempo aparecer, e sim criar esse tempo. É preciso ter uma programação, saber que dias vai se exercitar e já criar esse espaço na sua agenda.

Pequenas mudanças como caminhar mais ou subir escadas podem ajudar?

Pequenas mudanças funcionam se você der cerca 10 mil passos por dia, que é a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser uma pessoa ativa. Não adianta fazer pequenas mudanças e dar 4 mil passos por dia, o que caracteriza uma pessoa sedentária. Acumular movimento durante o dia a dia é realmente é uma maneira de você se tornar uma pessoa ativa, mas essas pequenas mudanças são válidas desde que você atinja essa marca dez mil passos.

Como ter uma boa alimentação? Trocar os mesmos produtos e alimentos por versões “light” ou “diet” fazem diferença?

Na verdade é muito melhor você consumir produtos in natura do que perder tempo com as opções light. O que a OMS também recomenda são quatro dicas simples que todo mundo pode fazer na alimentação. Primeiro diminuir a quantidade de gordura, principalmente gordura saturada. Alguns produtos como carne vermelha, leite integral e produtos industrializados possuem muita gordura saturada. A segunda recomendação é aumentar a quantidade de consumo fibra. Só 8% dos brasileiros come a quantidade de fibra necessária. Então é preciso aumentar quantidade de legumes, frutas e cereais na sua refeição. A dica número três é reduzir a quantidade de sal e açúcar na alimentação, e a última dica é se hidratar ao longo do dia. Seguindo essas quatro regras você vai ter uma boa alimentação. Não é difícil, todo mundo pode fazer!

Você diz que é contra mudanças muito radicais. O melhor caminho é mudar pouco a pouco os hábitos? Seu método prevê três meses para essa mudança…

Na verdade, meu programa nada mais é do que seguir recomendações da OMS, de se exercitar e seguir essas quatro regras da OMS. Está muito bem estabelecido que o corpo não funciona bem se não tiver este mínimo de movimento. Eu falo em três meses porque este é o tempo que, seguindo uma sequência, a pessoa já se acostuma com esse novo padrão. Aos poucos o corpo procurar um padrão para funcionar. Então é importante estender essa realidade por três meses porque o corpo não vai mais sentir falta do velho estilo vida. Mas não é nada mais do que seguir as recomendações da OMS.

Quais os cuidados que devem ser tomados diante do calor excessivo do verão?

É importante se hidratar e evitar exercícios muito intensos das 10h às 16h, que é um horário mais quente. Naturalmente, a pessoa acaba optando por uma alimentação mais leve nesta época. Nada no corpo funciona tão bem como o sistema de regulação. No verão a pessoa acaba optando por alimentos mais leves, frutas, verduras, alimentos com maior quantidade de água, que é uma maneira do corpo se hidratar. Então ter uma alimentação mais leve no verão é até mais fácil.

Pra quem quer aproveitar bem o carnaval mas sem prejudicar essa mudança de hábitos em curso. Dá pra dar uma pausa? Dá pra conciliar? O que pode fazer e o que se deve evitar?

O que engorda não é o carnaval, o réveillon, o natal, ou uma festa em que se comeu ou bebeu um pouco mais. O mês tem 30 dias e se durante 22 ou 23 dias você faz uma alimentação bacana e atividade física, nos dias em que comete excessos, seu corpo entende que é uma exceção e metaboliza, elimina esse excesso. Então, aproveite o carnaval ou uma festa em que você vai, mas tenha em mente que são 30 dias no mês e que em 22 ou 23 dias você tem que manter um estilo de vida mais bacana.

Você também dá palestras em vários lugares do Brasil, especialmente para empresas. Quais os benefícios que o empresário pode ter ao investir na saúde de seus funcionários?

Cada vez mais as empresas tem essa percepção de forma muito clara. Os números nos Estados Unidos apontam que para cada dólar investido em saúde e qualidade de vida, são retornados seis dólares para a empresa. Então as empresas já perceberam isso e têm incentivado ações neste sentido. Um colaborador que não tem uma boa qualidade de vida, que não se movimenta, que não faz atividade física é um colaborador que vai faltar muito mais, vai ficar mais doente e vai produzir muito menos. Isso já é muito bem estabelecido, pelo que percebo, a maioria das empresas em que eu palestro ou está iniciando um projeto desses ou já possui um projeto e está dando continuidade a ele.

Conhece bons exemplos de políticas para saúde e bem estar desenvolvidas por empresas no Brasil?

A Petrobras e a Braskem, do Grupo Odebrecht, são exemplos de empresas que têm excelentes programas de qualidade de vida. O mais inovador é dar condição de regularidade para todos os colaboradores terem acesso não só à atividade física como também à informação. Nisso o programa da Branskem é muito bom. É muito variado, têm desde um grupo de corrida e academia interna a programas que estimulam simplesmente que as pessoas se movimentem mais no dia a dia. Acho que programa quanto mais variado e mais completo, mais pessoas vai atingir. Porque se a empresa investe apenas em ter um grupo de corrida, que é algo barato, a adesão não chega nem a 2% dos funcionários. É bom para quem gosta, mas 98% ou 99% de sua empresa não gosta de correr e não vai correr. Então a empresa vai continuar com boa parte dos colaboradores sem adesão à atividade física

Que outro tipo de atividade pode ser realizada pela empresa neste sentido?

Tem milhares de tipos de atividades que você pode fazer dentro de uma empresa. A primeira coisa para estabelecer seus programas é ter um bom perfil de sua empresa para saber como está seu colaborador e qual a necessidade dele. Depois é preciso conhecer a estrutura da empresa. Se é uma empresa que proporciona o movimento, se tem três ou quatro andares, por exemplo, pode ser estimulado que as pessoas substituam o elevador pela escada. Também é possível realizar convênios com academias, promover atividades físicas das mais variadas, organizar grupos de corrida. Mas também tem que explorar muito este movimento espontâneo, por isso é preciso conhecer o ambiente da empresa e o perfil do seu colaborador.

Quem foi o aluno mais dedicado que você teve no programa Medida Certa?

O mais dedicado de todos foi o Fabio Porchat [humorista], que perdeu 19 cm de circunferência abdominal. Como ele é alto não se nota tanto, mas em três meses perdeu 13kg. Todos os que passaram pelo programa foram bons alunos, nenhum resistiu muito. Tem pessoas que gostam mais ou menos de exercício. O Porchat não gostava muito, mas agora voltou de férias e me mandou uma mensagem de que está correndo, ele acabou incorporando.

As viagens feitas pelo programa por capitais e grandes cidades do Brasil contribuem para criar uma mobilização entorno da questão da saúde?

É fundamental porque a prevenção em saúde é uma politica de saúde publica que infelizmente o governo não faz em nenhuma esfera, municipal, estadual ou nacional. Então surgiu a oportunidade de viajar durante 13 semanas para levar uma boa orientação. Cada vez que você vai a uma cidade e encontra de 15 mil a 20 mil pessoas, você percebe o quanto a população é carente dessas informações. Por conta do programa de TV muita gente me conta que realmente alterou seu estilo de vida. É uma grande recompensa para meu trabalho.

Em Vitória, uma das capitais com menor população do Brasil, as atividades do Medida Certa chegaram a bater recordes e reuniram uma grande quantidade de pessoas. O que achou do público capixaba?

Em Vitória achei que as pessoas se cuidam bastante, talvez por ter praia issoé mais forte. Mas vi muito vontade mesmo nas pessoas. Ficou atrás apenas de Salvador, e, o que mais me impressionou, Manaus, onde chegamos a reunir 38 mil pessoas.

Você também realizou o Medidinha Certa, feito com crianças. Quais foram os resultados?

O Medidinha Certa veio logo depois da primeira edição do programa, realizado com os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ciribelli. Foi maravilhoso fazer este trabalho com crianças porque elas são totalmente transparentes e mais fáceis para trabalhar do que os adultos. Hoje, passados quase dois anos, aquelas crianças são adolescentes ativos, dentro do peso, com bons resultados nos exames. Tendo esses hábitos desde criança tende a ser um adulto ativo e que faça boas escolhas na alimentação.

É preciso educar desde cedo as crianças para uma vida saudável? Qual o papel da escola e das famílias nisso?

É preciso mostrar para os pais que eles precisam dar exemplo. A escola é importante e também deve fazer esse trabalho de educação alimentar e promover mais exercícios. Mas boa parcela da responsabilidade é da família, que tem que dar o exemplo. Muitas vezes os filhos passam muito tempo em casa com os pais e não se exercitam. Também é importante oferecer bons alimentos com qualidade nutricional e comer junto com a criança, que se adapta a isso. Não é necessário não consumir gordura, doce ou refrigerante. Pode comer sim, mas isso tem que ser exceção e não regra.

Foi lançado também um aplicativo para celular para ajudar as pessoas com dicas para entrarem na medida certa. Como funciona este aplicativo?

Ganhamos o Leão de Bronze no Festival de Cannes por este aplicativo. A pessoa entra com seus dados e vai recebendo sugestões de exercício e alimentação, em cima das regras da OMS.0

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