26 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

Itaipu comemora a maior produção acumulada do mundo

A usina brasileiro-paraguaia anunciou a marca de 2,5 bilhões de MWh em 33 anos de funcionamento.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu anunciou nessa quarta-feira (22) que chegou à marca histórica de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia desde 1984. Esta é a maior produção acumulada no mundo. Para se ter uma ideia do volume, o total representa quase um bilhão de MWh a mais do que a segunda colocada venezuelana.

A Usina de Guri, na Venezuela, já produziu 1,5 bilhão de MWh e começou a funcionar em 1978. Enquanto isso, o empreendimento brasileiro-paraguaio está em operação há quase 34 anos.

- Continua após a publicidade -

O diretor-geral brasileiro da usina, Luiz Fernando Leone Vianna, anunciou a marca histórica nessa quarta-feira (22). O recorde foi alcançado na madrugada de segunda para terça-feira (21). As informações são da Agência Brasil.

O novo marco reafirma o papel estratégico de Itaipu para o Brasil e Paraguai. A empresa responde por 17% do consumo brasileiro e 90% do mercado paraguaio.

Segundo diretor-geral, a energia limpa gerada pela usina em toda sua história evitou a emissão de dois bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera. “Se toda a energia de Itaipu tivesse sido gerada por combustível fóssil, como o petróleo, teriam sido consumidos cinco bilhões de barris, o equivalente a dois meses da produção mundial petrolífera”, afirmou o diretor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA