Marataízes: cenário paradisíaco em meio a falésias e lagoas

Se você gosta de conhecer lugares com muitas belezas naturais e elevado potencial turístico, a dica é o Circuito Turístico Falésias e Lagunas, em Marataízes, um dos balneários mais conhecidos da região sul do Espírito Santo. Com 25 km de litoral, distante 127 km de Vitória, o município é considerado privilegiado em relação ao restante do país no que diz respeito ao número de lagoas, que podem ser visitadas em apenas um dia.
Uma das mais famosas é a Lagoa do Siri, situada a apenas 9 km da sede. Além de contar com águas calmas, é separada do mar por uma estreita faixa de areia, sendo ideal para quem pratica esportes náuticos e pesca de arremesso. A região possui ainda grande estrutura de bares, restaurantes e área de lazer, além de receber diversas atrações artísticas no período de alta temporada.
Menos conhecida, a Praia das Falésias é um diferencial no circuito. Como o próprio nome sugere, o local conta com falésias que lhe dão um ar paradisíaco. Aliás, falésias monumentais também marcam a paisagem da praia e da lagoa de Boa Vista, que oferecem ao turista a opção de se banhar ora na água doce, ora na água salgada, visto que lagoa e mar são separados por uma pequena distância. O mesmo acontece na Lagoa do Micinho, situada mais ao norte do município, que por não ser tão badalada, conserva um certo ar bucólico.
Na Lagoa Caculucagem, os visitantes contemplam uma das mais belas vistas panorâmicas, às margens da Rodovia do Sol. No interior do município, há lagoas que estão começando a ser aproveitadas para projetos controlados de piscicultura e irrigação. Outras que completam o cenário paradisíaco do balneário são: Lagoa Dantas, Lagoa Funda, Lagoa Encantada, Lagoa da Lagoinha, Lagoa das Pitas, Lagoa do Cedro, Lagoa do Mangue, Lagoa da Tiririca, entre aquelas de menor extensão pelo interior.

Outro diferencial para quem decidir conhecer as belezas do circuito é a cozinha caiçara, com destaque para o abacaxi, a mandioca, o açúcar mascavo e os frutos do mar. Por ser o principal polo de pescado de lagosta, lula e polvo do Espírito Santo, esses atrativos culinários merecem atenção especial. No município também estão difundidos diversos pratos típicos da cozinha mineira, principalmente para quem gosta de um bom aperitivo, com ampla variedade de tira-gostos e iguarias como dobradinha, pernil com farofa, coração de boi recheado e torresmo. Marataízes recebe ainda diversos eventos ligados à gastronomia, como o Festival da Lagosta, o Festival de Inverno e a Festa do Abacaxi.

Gastronomia

Referência no sul do Estado, o Restaurante Cia do Peixe oferece cardápio sofisticado, estrutura aconchegante e o melhor da culinária local. Os pratos podem ser apreciados de frente para o mar, com destaque para o ambiente externo, que conta com coqueiros, piso de areia e decorações, ampliando a sensação de estar na praia. Entre os mais pedidos estão moqueca cia do peixe, moqueca de camarão VG, lagosta a moda, risoto de camarão com lagosta grelhada, filé de peixe a belle meuniere, filé de peixe da casa, bacalhau do porto, lasanha de camarão e talharim com camarão ao catupiry. Aprecie ainda a ampla opção de vinhos portugueses e diferentes tipos de uísque.

Restaurante CIA do Peixe
Onde fica: Av. Atlântica, nº 1800, no Centro de Marataízes
Telefone: (28) 3532-2530 / 99950-8935
Funcionamento: diariamente, das 11h às 23h
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

1 Comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome