27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Mantega: economia deve crescer 5% no 2º semestre

Mantega: economia deve crescer 5% no 2º semestreO ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (16) que a economia brasileira, depois de registrar uma atividade mais moderada no primeiro semestre, vai crescer a uma taxa anualizada de 5% na segunda metade do ano. “É uma trajetória de aceleração da economia, um pouco mais moderada no primeiro semestre e uma boa acelerada no segundo semestre. No segundo semestre devemos estar com um crescimento acima de 5%”, emendou.
Ele citou a queda na taxa de juros, o aumento na taxa de investimentos, além de um cenário de maior crédito, como as causas para garantir a maior atividade na segunda metade do ano.
O ministro destacou ainda que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta quinta-feira mostra que a indústria está “na rota da recuperação.” “Isso mostra que o setor que estava com mais dificuldades economia, que é a indústria, está na rota da recuperação”, afirmou ele.
O IBC-Br, um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu pelo segundo mês consecutivo em dezembro, sinalizando que a atividade nos três últimos meses do ano ganhou tração. O indicador subiu 0,57% em dezembro, fechando 2011 com alta acumulada de 2,79%.
Na véspera, o governo anunciou corte de R$ 55 bilhões no Orçamento deste ano e Mantega afirmou que o objetivo era crescer 4,5% neste ano.
Segundo Mantega, o crédito também vai dar fôlego à expansão econômica. No ano passado, o crescimento, segundo dados do BC, foi de 19% e, para este ano, a previsão é de um aumento do estoque de 15%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA